Descubra como utilizar a análise de dados para superar a crise com inteligência e sem colocar em risco o futuro da organização. 

A crise sanitária causada pelo coronavírus também causou um grande problema financeiro para muitas companhias. Com a restrição de funcionamento para conter a doença, muitas empresas se viram desprotegidas em vários aspectos empresariais. 

No entanto, apesar da dura realidade causada pela pandemia, também temos algumas negligências de gestão que contribuíram para o cenário caótico. Nesse ponto, estamos falando da falta de engajamento dos gestores com o futuro da organização. 

Apesar de não ser algo intencional, a falta de leitura do mercado para que um planejamento de longo prazo seja feito compromete muitos negócios. E é exatamente por esse motivo que o cenário precisa ser revertido com alguns recursos importantes, como é o caso da análise de dados. 

Portanto, continue lendo o conteúdo especial que preparamos para entender por que a análise de dados é fundamental para superar a crise econômica que assola o país.

Maior velocidade nas tomadas de decisões

Uma das grandes vantagens da análise de dados é a velocidade que ela proporciona na tomada de decisões. E se esse recurso já é importante em tempos mais calmos, durante uma crise financeira a velocidade pode ser o segredo do bom desempenho. 

Principalmente quando olhamos para as PMEs, onde os recursos são mais escassos e valiosos, é preciso adotar a cultura de olhar para informações do mundo real e, assim, escolher o melhor caminho a ser tomado. 

Por sinal, essa é uma das grandes vantagens de pequenas e médias empresas: a capacidade de mudar de direção facilmente. E para que isso seja eficaz, nada melhor do que o apoio dos dados para mostrar o caminho a ser seguido.

Redução dos erros de gestão

A velocidade é importante, mas não é o único benefício da análise de dados para combater a crise. Nesse sentido, a redução dos erros é um protagonista fundamental para o gestor que precisa de agilidade para superar a crise. 

Na prática, a análise de dados proporciona entender os diferentes cenários que uma decisão pode causar. E uma vez que o perigo esteja à frente, é possível evitá-lo — ou minimizar os danos — para não comprometer o negócio. 

Portanto, velocidade e redução de erros caminham juntos quando falamos dos benefícios da análise de dados para empresas — principalmente aquelas em fase de desenvolvimento. 

Leia também: Como liderar, gerenciar e otimizar seus projetos e equipes em tempos de pandemia?

Maior previsibilidade dos resultados

Velocidade e redução de erros trabalham com a previsibilidade dos resultados quando o foco é combater a crise financeira. Atualmente, com as ferramentas de análise de dados disponíveis nos melhores sistemas empresariais, é possível simular cenários para entender como uma decisão impactará o futuro. 

Por exemplo: como um investimento em marketing poderá retornar para a empresa em cenários pessimistas ou otimistas? Na prática, é difícil saber, mas a simulação de resultados pode indicar se o aporte de dinheiro deve ser feito ou não. 

A previsibilidade é apenas um recurso para nos mostrar, brevemente, como será o futuro. Mas, em vários casos, pode ser a ferramenta para evitar uma completa catástrofe dentro da empresa. 

Como diz Geoffrey Moore, autor do best seller “Crossing the Chasm”: 

“Sem a análise de dados, as empresas estão cegas e surdas. Perambulando pela internet como animais silvestres em uma rodovia”

Maior capacidade de acertos nas decisões

Para finalizar, precisamos entender que apenas reduzir os erros, como falamos no segundo tópico, não é suficiente para espantar a crise. Nesse ponto, também é preciso acertar bastante por meio de decisões eficazes.

Sendo assim, a análise de dados — da mesma forma que reduz os erros — potencializa a tomada de decisões dos líderes e gestores. E tudo isso acontece pela quantidade de informações do mundo real que servem de “munição” para a batalha contra a crise.

Portanto, gestores que querem superar a crise, mas também fazer a empresa se desenvolver exponencialmente após ela, precisam apostar na análise de dados como uma ferramenta especial para essa tarefa. E, como vimos, o risco de ignorá-la pode ser perigoso para o futuro da companhia. 

Leia também: Entenda porque obter controle financeiro é fundamental para a saúde do seu negócio

Pronto para superar a crise com a análise de dados?

Agora que você entendeu os principais benefícios da análise de dados, principalmente no combate da crise econômica mundial, é hora de apostar em ferramentas que trazem esse recurso tão valioso para as organizações. 

E nesse caso estamos falando do SAP Business One, um ERP especialmente desenvolvido para as PMEs que precisam melhorar sua tomada de decisões. Desde a análise de dados gerenciais, até o devido acompanhamento dos setores, o sistema é um parceiro perfeito para o dia a dia do gestor de alto desempenho.

Confira as áreas que o SAP Business One atende:

  • Gerenciamento e Administração;     
  • Contabilidade e Finanças;
  • Comercial & Prestação de Serviços;
  • Compras e Operações;
  • Estoque e Distribuição;
  • Produção & MRP;
  • Gerenciamento de Projetos e Recursos.

Portanto, se você quer recorrer à análise de dados como ferramenta estratégica para sair da crise, não deixe de falar com nossos especialistas sobre o SAP Business One. Solicite uma demonstração agora mesmo.