calculadora

No meio empresarial, a tomada de decisão a partir informações financeiras e contábeis das empresas, corresponde a assunto de grande importância e intenso estudo por parte de meios acadêmicos e formação executiva.

Com o advento da tecnologia e disponibilidade de informação em tempo real o que gera valor e cria diferencial é a qualidade, precisão e segurança da informação apresentada. Informação certa na hora certa!

As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos. Como alguns índices são históricos, eles permitem visualizar fatos ocorridos e comparar a situação atual econômica financeira no mercado de atuação.

Luiz Antônio Bertolo em seu estudo Análise das Demonstrações Financeira menciona que “A análise de demonstrações financeiras tem ambos os usos: interno e externo. O uso interno inclui avaliação de performance e planejamento para o futuro; o externo inclui análise realizada por credores e investidores potenciais, avaliação de competidores, e estimativas de performance para propósitos de aquisição de uma outra empresa. ” (2016, p.92).

 

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma ferramenta para avaliar a situação contábil e financeira da empresa, uma vez que considera não só o Caixa, mas também as propriedades, dívidas e pagamentos a serem recebidos.

É uma demonstração obrigatória por lei e considerada uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma, em um determinado período (normalmente 1 ano). Ou seja, proporciona uma visão ampla e completa para análises de resultados da companhia.

É comporto por:

Ativo: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas a receber, estoques, despesas pré-pagas, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo elementos intangíveis como patentes, ações e direitos autorais.

Passivo: são os recursos referentes às obrigações da empresa, incluindo contas a pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.

Patrimônio Líquido: é composta pela diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dívidas). Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

Sua maior função é evidenciar e refletir a posição econômica da organização e dentre as suas finalidades, contribui para o processo de tomada de decisão, tanto para investimentos quanto para se obter empréstimos.

 

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE

A DRE é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. Ela oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.

O DRE compara os resultados previstos em orçamento para o ano fiscal versus o que foi realizado no mês corrente. Sua importância é demonstrar a evolução positiva ou negativa dos indicadores de performance da empresa apresentando tendências que exigem ações de manutenção no caso de resultado positivo ou, de correção no caso negativo.

Esta ferramenta é mais utilizada para verificar o desempenho e impacto das operações da empresa e auxilia na projeção de tendências ou correção de ações operacionais (vendas / estoques / investimentos).

 

Fluxo de Caixa

Todas as entradas e saídas de recursos financeiros em um período de tempo é feita através do Fluxo de Caixa. Pode ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente ou em períodos em que a empresa considerar importante para seus negócios. De maneira simples o fluxo de caixa é composto pelo saldo inicial (+) entradas (-) saídas (=) saldo final do dia.

É uma ferramenta que fornece aos empreendedores base para tomar decisões assertivas, calculando os riscos, projetando cenários futuros, para assim, ter condições de análise dos caminhos que a empresa está seguindo, e se de fato estão alinhados com os objetivos da mesma.

A análise do Fluxo de Caixa proporciona verificar a capacidade de pagamento de uma empresa em determinado período. É uma ferramenta de acompanhamento contínuo e controle financeiro, que proporciona avaliar as operações financeiras diárias da empresa. Auxilia nas operações internas e também para tomadas de decisão para investimentos e empréstimos.

Informação para tomada de decisão

As diversas ferramentas e demonstrações financeiras auxiliam na gestão e tomada de decisão das empresas. A informação certa no momento certo torna-se um grande diferencial num mercado competitivo. Seja para direcionar investimentos em infraestrutura, pessoal, estoques ou pleitear a aquisição de recursos no mercado financeiro e investidores, a correta análise das demonstrações financeiras muitas vezes determina o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

——

A OKSER atua no mercado de empresas em crescimento há 10 anos com o SAP Business One. Nós temos ajudado os nossos clientes a melhorar a visibilidade de seus negócios. Conheça as Histórias de Sucesso e veja o que os nossos clientes tem a dizer.