Descubra como enfrentar os desafios do trabalho remoto, em tempos de pandemia, para gerenciar melhor sua equipe e otimizar a execução de projetos.

A pandemia pegou o planeta totalmente desprevenido em vários aspectos, principalmente no que diz respeito aos modelos de trabalho praticados pela maioria das empresas. Com a pandemia, além do caos econômico e sanitário, ainda é preciso conciliar a rotina de trabalho longe do escritório sem perder a capacidade de produzir.

Sendo assim, os líderes e gestores precisaram aprender novas formas de gerenciar suas equipes. Além disso, garantir que os projetos em andamento não parem também é uma realidade, assim como manter a qualidade dos mesmos nessa época tão desafiadora que vivemos.

Dessa forma, preparamos um conteúdo especial para abordarmos os desafios de liderança, gestão de pessoas e projetos em tempos de pandemia. Quer saber como superá-los? Continue lendo até o final!

Desafios da gestão de pessoas no cenário atual: quais são e como superá-los?

O primeiro desafio das lideranças na pandemia é a gestão de pessoas. Apesar deste tópico ser verdadeiro em dias “normais”, com a pandemia o desafio aumentou muito, como veremos a seguir.

Gerenciar pessoas remotamente envolve melhorar suas habilidades de comunicação e empatia, visto que é necessário alinhar expectativas e entender que não vivemos em tempos fáceis.

Para o colaborador que está em casa, muitas vezes o espaço de trabalho não é confortável e o barulho, das crianças ou vizinhos, por exemplo, compromete o desempenho. Portanto, o líder precisa ter paciência e entender que cada um está fazendo o seu melhor. Mesmo que não seja o máximo, é a condição possível neste momento.

Outro ponto é a ansiedade com o futuro, principalmente pelas notícias ruins que continuam a surgir pelo país. Se faltam leitos e a doença faz cada vez mais vítimas, isso também afeta o trabalhador que tem seu desempenho comprometido. Mais uma vez, é preciso que a liderança entenda a situação e respeite o momento de cada colaborador.

Sendo assim, em resumo, o líder atual precisa lidar com essas questões, além de olhar para sua própria rotina e sanidade mental. Portanto, respeito, paciência e empatia são as tônicas desse momento profissional para quem trabalha remotamente — sejam líderes ou liderados.

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Desafios da gestão de projetos: quais são e como superá-los?

Além da gestão de pessoas, também existe o desafio de gerenciar projetos durante a pandemia, principalmente pelo modelo de trabalho que grande parte das empresas adotou. Seja no modelo híbrido ou totalmente remoto, é possível manter o trabalho ativo e evoluindo mesmo com a distância.

Mas, para isso, é imprescindível ter a ajuda da tecnologia para possibilitar que todas as áreas conversem durante o projeto. O planejamento de tarefas, controle de agendas, além da previsão de tempo e custo precisa ser eficiente. Nesse ponto, é importante apostar na tecnologia para manter a produtividade sob controle.

Assim, a grande solução para os líderes é apostar nas ferramentas que, independentemente do modelo de atuação dos colaboradores, possibilitem que o trabalho nunca pare. Mesmo sem a presença física dos colaboradores, os projetos precisam continuar avançando com a mesma qualidade existente da pré-pandemia.

Conheça a solução para sua gestão de projetos

Para isso, um sistema de gerenciamento de projetos como o MARIProject é essencial no dia a dia das equipes remotas. Contando com todas as funcionalidades que empresas de alto desempenho precisam ter, o software é a solução definitiva para gerenciar projetos durante a pandemia — e fora dela.

Conheça as principais funcionalidades do MARIProject:

  • Visualização da sua capacidade de atendimento;
  • Planejamento com os talentos disponíveis e melhor direcionados ao escopo;
  • Gestão da agenda de trabalho das equipes;
  • Possibilidade para alteração no planejamento com as atualizações realizadas automaticamente;
  • Gerenciamento de tempo e previsão de custos em cada etapa;
    • Processamento e gestão integrada de despesas de viagens;
    • Gestão dos documentos relevantes do projeto;
    • Suporte qualificado e gerenciado para melhor manutenção e relacionamento com os clientes;
  • Gestão das férias são exibidas diretamente no painel.

E não para por aí. A integração da gestão empresarial, por meio do MARIProject, permite que os gestores tomem decisões assertivas, a partir de dados em tempo real, para manter a empresa no rumo certo. Assim, colaboradores e clientes podem ficar satisfeitos com a qualidade das entregas, mesmo que o cenário do país esteja, no mínimo, caótico.

Então, se você precisa de um sistema robusto e preparado para os grandes desafios do mundo moderno, não deixe de apostar no MARIProject como a melhor solução. E aqui, na Okser, podemos ajudar a sua empresa a tirar o melhor proveito dessa plataforma.

Quer saber mais? Conheça a página do produto e solicite um contato com os especialistas da Okser. Estamos ansiosos para ajudar a sua empresa a superar os desafios de liderança e gerência de projetos.

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