Descubra como o SaaS e Cloud podem ajudar empresas em desenvolvimento, seja no complexo cenário de pandemia ou durante a realidade pós-covid.

Há anos o SaaS e Cloud dominaram o mundo dos softwares por trazerem vantagens competitivas imensas, principalmente ao compararmos suas tecnologias com o que estava estabelecido no mercado até então.

Assim, esse casamento permitiu a consolidação de ferramentas essenciais para o dia a dia e mudou a nossa forma de trabalhar. Agora, não existem limites físicos para executar as tarefas do trabalho, tomar decisões importantes e proporcionar a evolução corporativa.

Desse modo, o novo cenário criado pelo SaaS e Cloud atingiu até mesmo as empresas em desenvolvimento, que é exatamente o que abordaremos neste conteúdo. O que essas organizações podem ganhar ao adotar esses modelos?

Continue lendo para descobrir as vantagens e adotá-las na sua rotina empresarial.

Entendendo e atendendo às principais necessidades empresariais

O modelo SaaS e Cloud trouxeram novas formas de trabalhar. Assim, é preciso que gestores entendam a realidade do mercado para, só então, realizar as mudanças necessárias.

Possivelmente, o seu mercado está cada vez mais dinâmico, com mudanças constantes em intervalos cada vez menores. Desse modo, a concorrência agora é baseada em quem tem mais flexibilidade e atende o mercado mais rapidamente. Então, é preciso fazer uma leitura do seu segmento com grande velocidade.

A partir disso, sistemas de SaaS e Cloud — por meio de um software como o SAP Business One — conseguem atender perfeitamente a velocidade que o mercado pede. Com relatórios sendo gerados em tempo real, além de uma integração confiável entre departamentos, o gestor que apostar nesses recursos terá uma grande possibilidade de evoluir.

É claro que apenas ter os dados mais rapidamente não garante a evolução. Portanto, quem está na “linha de frente” precisa ter capacidade de entender as informações e aplicá-las com a maior assertividade possível. Entre erros e acertos, o que conta no final são as execuções eficientes que a sua empresa consegue fazer.

Criando vantagem competitiva

A capacidade de tomar mais decisões e flexibilizar a estratégia é uma grande vantagem competitiva. E isso é amplificado por sistemas que atuam no modelo SaaS e Cloud. Como as barreiras físicas não existem nessas tecnologias, qualquer gestor pode ajustar a estratégia rapidamente, seja no escritório ou em uma viagem de negócios.

Com isso, a capacidade de aprimorar serviços e evoluir processos aumenta significativamente, o que é um grande diferencial em médio e longo prazo. Portanto, empresas em desenvolvimento precisam apostar em tecnologias que reduzam as barreiras e deem mais liberdade para que as vantagens competitivas sejam criadas.

Implantando uma gestão colaborativa

Mesmo que uma empresa tenha diretores, gestores e líderes, o poder da gestão corporativa com colaboração não deve ser ignorado. Principalmente para as empresas em desenvolvimento, ter os colaboradores participando ativamente da gestão proporciona que a evolução seja rápida e sólida.

É claro que a decisão final sempre será de alguém em posição de liderança. Mas compartilhar ideias, incentivar a criatividade e permitir que mais pessoas pensem e atuem na melhoria contínua de processos traz um ganho imenso para os negócios.

Empresas como Netflix, Google, Spotify e Apple, entre outras, têm essa cultura de colaboração amplamente enraizada em suas rotinas. Assim, conseguem criar produtos e serviços memoráveis, enquanto geram lucros astronômicos.

E apesar dessa colaboração ser muito mais fácil hoje em dia, foi a gestão colaborativa do passado que permitiu a evolução das empresas citadas e as transformou em grandes marcas — e exemplos de negócio — do mercado.

Integrando processos

O modelo SaaS e Cloud também é benéfico quando utilizado para integrar processos nas empresas em desenvolvimento. Possivelmente, esse é um dos maiores benefícios que esses modelos trazem, pois organizam os departamentos e tornam a rotina de trabalho muito mais profissional e eficiente.

Um exemplo é a área de marketing e vendas de empresas jovens. Enquanto os departamentos trabalham separados, o crescimento da companhia é lento, engessado e pouco rentável.

A partir do momento que a integração acontece, com as equipes trabalhando de forma alinhada, as chances de evolução sobem consideravelmente e permitem resultados realmente expressivos.

E somente a partir da integração de processos, além da definição de objetivos e das metas, é que os negócios começarão a acontecer, com aumento expressivo de clientes e também da visibilidade em seu segmento de atuação.

Busque infraestrutura de tecnologia moderna, flexível e poderosa

Trabalhar com servidores físicos, dedicando uma equipe de tecnologia para manter os computadores funcionando é algo que não faz mais sentido nos dias atuais. Com o SaaS e Cloud revolucionando os sistemas empresariais, nenhuma empresa em desenvolvimento pode se dar ao luxo de dedicar tantos esforços para manter um cenário antiquado e custoso.

Assim, apostar nos sistemas em nuvem proporciona maior economia e redução de tempo gasto na interação de profissionais com sistemas. Sem a necessidade de instalação, por exemplo, o tempo de implementação do software é reduzido drasticamente, o que libera a alta gestão da empresa para atuar em tarefas que geram faturamento.

Além disso, os sistemas SaaS e Cloud também são bastante flexíveis e poderosos. No primeiro caso, a evolução do sistema acontece sem que o usuário seja impactado. Todas as novidades e correções de bugs são disponibilizados para todos os usuários.

Já no segundo caso, o poder dos sistemas SaaS e Cloud permite que todas as necessidades sejam atendidas plenamente. Seja execução de tarefas, análise de dados ou melhoria de processos, atualmente existem soluções para qualquer necessidade empresarial.

E o melhor: as vantagens não param nos pontos que citamos. Softwares SaaS e Cloud, geralmente, trazem recursos altamente eficientes aos negócios.

Leia também: IDC prevê investimento das empresas na adesão da transformação digital até 2023

SAP Business One: o melhor do SaaS e Cloud para sua empresa

Agora que você entendeu as principais vantagens do SaaS e Cloud para empresas em desenvolvimento, mas não limitadas para esses casos, chegou a hora de conferir como um sistema robusto e eficiente pode transformar a rotina da sua empresa.

O SAP Business One é um sistema global, que foi projetado para permitir maior integração entre os departamentos, além de proporcionar a melhoria dos processos e mais produtividade no dia a dia.

Com módulos de Contabilidade e Finanças, Gestão de Vendas e Clientes, Compras e Operações, Estoque e Distribuição, Gestão de Projetos e Recursos, além de Administração e Relatórios e da ferramenta de BI, o SAP Business One é o sistema de ERP ideal para sua organização. Então, não espere mais! Conheça o melhor sistema de gestão para empresas em desenvolvimento, entenda como essa solução SaaS e Cloud pode ajudar e revolucione o nível do seu gerenciamento empresarial. Fale com nossos especialistas agora mesmo.