Descubra como a inevitável transformação digital nas empresas vai trazer muitos benefícios para clientes e consumidores.

A pandemia de coronavírus mostrou como a transformação digital tem um importante papel na sociedade atual. Seja em empresas ou clientes finais, a adoção de tecnologia é importante por uma série de motivos. 

Com o objetivo de facilitar o trabalho, melhorar a comunicação, proporcionar mais segurança ou ampliar os números de vendas, entre outros casos, a digitalização dos serviços permite que a sociedade avance, resolvendo uma série de questões tradicionalmente problemáticas. 

O IDC prevê um grande investimento em transformação digital até 2023. Quer conhecer como isso vai funcionar, além das vantagens dessa mudança? Então, continue lendo o artigo que preparamos sobre o assunto.

Transformação digital nos modelos de trabalho

Em um mundo cada vez mais baseado no fornecimento de serviços, é natural que a transformação digital tenha mudado o modelo atual de trabalho. É verdade que a pandemia acelerou esse processo, mas essa mudança era inevitável

Trabalhar de casa, no modelo remoto é uma grata realidade para muitas pessoas. Apesar de existirem desafios nessa atividade, ainda é possível manter a produtividade em alta e, da mesma forma, reduzir custos para os empregadores.

Transformação digital na comunicação

Da mesma forma que o trabalho remoto vem sendo adotado pelas empresas de serviços, o método de comunicação entre colaboradores também evoluiu bastante nos últimos anos e, possivelmente, vai crescer mais nos próximos meses. 

Em um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, é necessário que as empresas estejam totalmente interligadas para fazerem as mudanças com base nas novidades que surgem a todo momento. 

Para isso, a adoção de ferramentas de comunicação em tempo real é uma decisão importante para deixar tudo mais ágil.

Transformação digital nas ferramentas do dia a dia

Ainda no setor de serviços, os softwares são ferramentas essenciais na rotina de trabalho. Sistemas de análise de dados, ERPs, armazenamento em nuvem e ferramentas de gestão de projetos estão com grande popularidade nos dias atuais. 

Assim, as empresas que almejam um grande destaque em seu segmento precisam ficar antenadas para usar o máximo que a tecnologia oferece. Seja para aumentar a produtividade ou permitir mais agilidade na execução de tarefas, os softwares são cruciais nesse processo de transformação digital.

Uma visão do presente e do futuro

Os pontos que abordamos até aqui são importantes para entender o presente, mas também para compreender o que o futuro nos reserva. Nesse sentido, podemos olhar para o sistema SAP — por meio do Gerente de Produto do Business One, Juan Perez Dueñas — para entendermos onde as empresas podem e devem concentrar seus esforços

O SAP Business One é um grande case de transformação digital da área de software. Apesar de ser um sistema ERP, um segmento que já existe há — pelo menos — 30 anos, a ferramenta jamais parou de olhar para o presente e futuro. 

Conforme as palavras de Dueñas, a plataforma vem recebendo melhorias constantes para atuar em quatro áreas primordiais: Internet das Coisas, Machine Learning, Big Data e Internet Móvel. Essas áreas já se mostraram importantes e só tendem a crescer nos próximos meses.

Internet das coisas

Muitas PMEs já usam o IoT em sua rotina profissional. Por meio de dispositivos inteligentes, as empresas conseguem consumir os dados gerados e, assim, tomar decisões de modo mais ágil e eficiente

Empresas de agricultura, por exemplo, podem reduzir o uso de água ou insumos agrícolas entendendo como eles estão sendo usados para otimizar o processo e, por consequência, reduzir o desperdício. 

Logo, a transformação digital proporcionada por esses mecanismos inteligentes ajuda na conquista de resultados melhores, melhor desempenho no trabalho, além de economia com os recursos empresariais utilizados.

Machine Learning

As ferramentas de Machine Learning também são realidades importantes nessa nova fase da transformação digital. A partir delas, é possível fazer previsões de resultados, otimizar processos e dar “inteligência” para a rotina de trabalho. 

Falando sobre as projeções de resultados, esses números podem ser obtidos com base nos dados históricos de um negócio. Com a aplicação do Machine Learning, é possível entender como as vendas futuras acontecerão, dado o comportamento analisado dos clientes. 

Assim, os gestores podem saber o melhor momento para segurar investimentos, alocar recursos ou, da mesma maneira, acelerar uma inovação em fase de desenvolvimento. Com o computador ajudando na tomada de decisões, é possível criar negócios cada vez mais eficientes em todos os aspectos.

Big Data

E se o mundo digital acontece por meio dos computadores, nada mais útil do que analisar o grande volume de dados que eles geram diariamente. E a transformação digital também precisará entender os dados para dar mais poder aos decisores nas empresas.

Assim, se antes as empresas eram lentas na compreensão dos dados de mercado, por exemplo, nos próximos anos veremos uma verdadeira revolução na tomada de decisões. E tudo graças à capacidade que teremos de analisar um grande volume de dados. 

Obviamente, esse recurso estará acessível para as pequenas e médias empresas, visto que elas empregam a grande massa de colaboradores e, da mesma maneira, ajudam a mover a economia dos países.

Internet móvel

Por último, a internet móvel surge como um grande pilar da transformação digital. Se vivemos em um mundo dominado por smartphones, nada melhor do que usar essa popularidade em prol das PMEs — e grandes empresas — ao redor do planeta.

Assim, tornar os celulares verdadeiras ferramentas de trabalho é um movimento importante na transformação digital. Além da mobilidade, a flexibilidade que esses dispositivos proporcionam pode ser um grande diferencial em relação aos concorrentes.

SAP Business One: preparado para a transformação digital

Seja uma pequena ou grande empresa, é impossível fugir da onda de transformação digital. Por isso, as empresas que entenderem o cenário e abraçarem as soluções tecnológicas que estão surgindo tendem a se destacar em seu segmento de atuação.

Nesse ponto, o SAP Business One é uma solução pronta para ajudar as empresas nessa missão de modernização. Com capacidade de fazer uso dos dispositivos IoT, plataformas de Machine Learning, ferramentas de Big Data e de integrar com plataformas móveis, o Business One é a ferramenta ideal do gestor de alto desempenho.

Além disso, o SAP dispensa instalações complexas e investimentos absurdos em infraestrutura. O software roda totalmente na nuvem, o que facilita o processo de atualização e uso no dia a dia.Quer saber como o SAP Business One pode ajudar na transformação digital da sua empresa? Então, entre em contato agora mesmo e descubra como o software pode te ajudar a conquistar resultados melhores.