A crise do Coronavírus tem desafiado gestores e empresas em buscar caminhos inovadores para a transformação corporativa como forma de manter uma gestão eficiente e a equipe unida. Mas como se ajustar nesta jornada? A gente explica.

Nunca vivenciamos um momento tão atípico como este. Desde a última grande crise econômica mundial em 2008, enraizada no setor imobiliário americano, novos desafios surgiram a cada dia para tornar a rotina de um gestor, no mínimo, emocionante. Contudo, jamais antes na era atual tivemos um cenário tão atemporal quanto o atual, onde não apenas a economia está sofrendo impactos de proporções inimagináveis, mas também a saúde e a vida de populações em todo o mundo.

Neste contexto um conjunto de fatores se tornou uma equação um tanto complexa para as organizações: como manter a empresa ativa em quarentena, com uma estrutura adequada para que os times possam continuar trabalhando em home-office sem perder a integração, proporcionando uma gestão eficiente em prol da saúde corporativa e a continuidade – ou por que não dizer, crescimento fora da curva – dos negócios em meio ao caos?

Se até a pergunta se torna longa, imagine o tamanho do obstáculo. Muitas empresas tiveram que se adaptar do dia para a noite, sem muito tempo de planejamento, contando com alternativas criativas para solucionar todos os pontos envolvido nessa matemática. E se esse é um momento difícil para as pessoas e para os negócios, não dá para ignorar a importância de cada um fazer sua parte de forma responsável para atravessarmos este momento da melhor maneira possível. 

A boa notícia é que, ao contrário de outras pandemias, o mundo evoluiu e hoje temos uma infinidade de novas tecnologias à nossa disposição para que seja possível continuar operando com segurança, flexibilidade e eficiência. E uma das mais relevantes neste momento é um ambiente cloud. 

Fundamental para continuar oferecendo ao seu time a estrutura necessária para o trabalho remoto e manutenção das atividades em sua empresa, os ambientes em cloud oferecem vantagens estratégicas para o atual cenário:

Mobilidade e flexibilidade

Se até mesmo os restaurantes e atividades essenciais estão aderindo à tecnologia por meio do delivery como forma de sobrevivência, a grande vantagem de negócios que não dependem do presencial para operar é que podem continuar atuando exatamente no mesmo ritmo com total mobilidade e flexibilidade, não importa onde sua equipe esteja

Basta um ponto de acesso à internet e todo seu time permanece na ativa de qualquer lugar do mundo! É possível transformar o seu modelo de gestão em menos de 24 horas (dependendo da sua estrutura) sem gerar impacto na continuidade dos negócios. Isso proporciona mais confiança para seu time e para seus clientes, que não temem o risco em cadeia de atividades pausadas em função da quarentena.

E sejamos sinceros: você não quer assumir o risco de ter uma micro-pandemia acontecendo dentro da sua empresa simplesmente porque não consegue operar de forma remota, certo?

Segurança e proteção de dados

Opa, mas espera: se a minha empresa (e estratégia!) inteira está na nuvem, meus dados estão em risco? A resposta é: não! Um ambiente cloud robusto abrigando seu ERP é no mínimo tão seguro quanto uma estrutura local

Aliás, dependendo da sua estrutura, o ambiente cloud é até mais seguro, já que manter os dados apenas locais deixam sua empresa à mercê de falhas nos equipamentos que podem gerar riscos gigantescos em perda ou indisponibilidade de informações, além de ameaças cibernéticas que frequentemente lançam ataques em estruturas de TI menos protegidas.

Sem contar que o acesso às informações da sua empresa se torna muito mais leve e rápido com a tecnologia cloud, trazendo mais agilidade até para a tomada de decisões individuais e coletivas.

Redução de custos

Esse é, provavelmente, o termo mais utilizado em qualquer negócio no mundo todo: reduzir custos. Afinal, nós sabemos que uma gestão eficiente exige números saudáveis no controle financeiro da empresa. Por isso, muito antes de cortar empregos, gestores estão buscando todo tipo de alternativa para reduzir custos para se proteger do cenário econômico atual.

Utilizar uma tecnologia cloud nesse momento pode ser um enorme aliado! Ao invés de cortar empregos, você pode reduzir custos com provedores, minimizando também investimentos em TI com implementações desgastantes e manutenção de servidores.

Além disso, com o seu time atuando em trabalho remoto, você ainda tem a redução de custos indireta relacionada à estrutura presencial: água, luz e insumos diminuem automaticamente. Ah, e caso você entenda que há ainda mais benefícios envolvidos quando a crise passar, ainda dá para adotar o home-office como uma modalidade recorrente e reduzir outros custos de ampliação e infraestrutura por meio dessa alternativa.

Backups sempre em dia

Com um monte de preocupações para você orquestrar no meio da pandemia e crise econômica, fazer backup manual não deveria ser uma delas.

Aí temos mais uma vantagem do ambiente cloud: a rotina automática de backups diários com retenção de 7 dias e disaster recovery replicando sua aplicação em diferentes regiões te traz mais tranquilidade e liberdade para se concentrar na estratégia do seu negócio enquanto a estrutura base segue em atividade.

Ambiente cloud também é solidariedade e humanização

Outra palavrinha que se tornou recorrente neste momento é a tal da “solidariedade”. Mas agora ela não diz respeito apenas em fazer ações sociais ou ajudar o próximos com doações e bens em geral. Ser solidário é, mais do que nunca, empatia e apoio

E como empresa nossa responsabilidade não é de apenas contribuir com a prevenção do contágio, mas também preservar empregos e atuar ativamente na retomada da economia em nosso país. 

Na outra ponta, seu time espera que a distância social não traga o sentimento de solidão, exclusão e insegurança. Mas se você opera em cloud, consegue oferecer uma proximidade maior com o trabalho, com os times e com estratégias para continuar pensando fora da caixa e criando soluções inovadoras. Reuniões online, comunicação ininterrupta, controle, produtividade e eficiência, tudo incluso no pacote.

Logo, com a tecnologia cloud a seu lado, ser solidário é muito mais simples e possível para todos. Vamos juntos?

Ambiente cloud a favor da gestão eficiente

Agora você já entendeu bem todas as vantagens de ser cloud em meio à crise para manter uma gestão eficiente e muito mais dinâmica, certo? E o que você tem feito para proporcionar esse tipo de infraestrutura para sua equipe?

Nós queremos te ajudar neste momento tão delicado!

Estamos apoiando empresas na adoção da tecnologia cloud por meio do SAP Business One em condições especiais e diferenciadas para que seu time tenha toda a flexibilidade e vantagens do trabalho remoto. Entre em contato com o nosso time para saber mais. Mas por e-mail ou telefone, ok? Fique em casa! Nós estamos aqui (em cloud) por você =)