A líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas Gartner Inc. divulgou a pesquisa CEO and Senior Business Executives, mostrando que além do foco no crescimento, líderes de empresas têm considerado outras prioridades, com maior destaque para melhorias na rentabilidade.

A pesquisa, realizada no último trimestre de 2019, analisou fragilidades em negócios de executivos, além de áreas voltadas à tecnologia nessas empresas. Desde líderes de companhias com faturamento de US$ 50 milhões até os que ultrapassam os bilhões anuais, foram ouvidos representantes de vários países, inclusive o Brasil.

“Em relação ao ano passado, as menções de crescimento saltaram de 40% para 53%”, revela Mark Raskino, Vice-Presidente e Analista do Gartner. Simultaneamente, as prioridades financeiras como gestão de custos e riscos também aumentaram, mas não houve CEOs pretendendo reduzir custos de maneira intensa em várias áreas do negócio. “Estão cientes dos desafios econômicos, porém não estão se preparando para a recessão”, completa Mark.

Oportunidades para crescer


A pesquisa revelou uma estratégia comum: quando acreditam que o crescimento está ameaçado, as empresas buscam outras localizações geográficas, com ambientes que oferecem melhores chances de um ritmo maior de crescimento. Além disso, “novos mercados” foram comuns nas respostas.

Raskino explica: “É natural buscar outros locais de atuação quando mercados tradicionais estão em desgaste ou saturados.” Mas neste ano, este tipo de avanço esteve menor devido às mudanças no ecossistema geopolítico.


Não menos importante, outra forma de confrontar perspectivas tímidas de crescimento é buscar se diversificar investindo em negócios digitais para oferecer novos produtos e canais. Os números não mentem: 82% dos entrevistados disseram ter pelo menos uma frente voltada à gerência de programas ou transformação para tornar suas empresas mais digitalizadas.

A importância da tecnologia e o preparo de executivos


Há cada vez mais razões para acreditar na tecnologia. 47% dos entrevistados mencionaram o fator tecnológico como uma das duas principais formas de aumentar a produtividade, enquanto 27% fizeram menção à tecnologia como artifício para o controle de custos.

Toda organização hoje precisa possuir executivos engajados em aspectos digitais. Entretanto, a pesquisa revela que CEOs por todo o mundo ainda estão preocupados, pois alguns cargos executivos não apresentam habilidades digitais sólidas ou realmente preparadas para o que está por vir no futuro.

Entendem que sua empresa precisa desenvolver: 18% destacou gestão de talentos, 17%, habilitação e digitalização de tecnologia; por último, centralização e gerenciamento de dados (15%).


Decisões tomadas por dados são essenciais para a mudança em toda gestão que busca prosperar na era digital. Portanto, o incentivo e promoção deste método é o melhor caminho. Raskino dá a receita para empresas convergentes com isso: “Centralização das informações e a alfabetização de dados em suas organizações como um todo.”

A Okser e tudo isso


Somos uma consultoria de negócios que se dedica diariamente a acompanhar as tendências corporativas mundiais, sobretudo as com relevância em tecnologia. Afinal, nossos serviços são baseados em soluções tecnológicas que transformam empresas.
Atuamos em parceria com a SAP, líder mundial em softwares e aplicativos empresariais. Conheça o que podemos fazer pelo seu negócio! As pesquisas não escondem: tecnologia é pauta fundamental para as mentes que arquitetam as grandes empresas globais. Coloque a sua no mesmo caminho digital que o delas!