Confira as temáticas e os principais destaques, dia a dia, do evento da SAP mais esperado do ano de 2020.

O evento SAP NOW, edição de 2020, aconteceu dos dias 14 a 18 de setembro e reuniu grandes nomes do mercado atual. Em um formato adaptado para o cenário de pandemia, o SAP NOW ainda se manteve grandioso como nos anos anteriores.

Transformação digital, trabalho remoto, saúde mental, eficiência e, claro, tecnologia foram as temáticas dos 5 dias do evento. Com abordagens distintas, cada apresentação foi muito inspiradora e positiva quanto ao futuro.

Quer conferir os principais destaques do SAP NOW na edição 2020? Então, continue lendo para absorver o conhecimento transmitido nesses dias tão especiais. Boa leitura!

Dia 14/09: trabalho remoto, e-commerce e necessidades da pandemia

O primeiro dia do SAP NOW já começou com tudo: Cristina Palmaka, CEO da SAP LAC, e Roberto Fucherberguer, CEO da Via Varejo, falaram sobre as mudanças que a pandemia do novo coronavírus causou nos negócios.

Nesse sentido, a adaptação forçada ao modelo remoto foi o grande desafio da varejista. Com mais de 1.000 lojas físicas fechadas em todo o Brasil, foi necessário se adaptar ao mundo virtual, dedicando todos os esforços para o e-commerce.

Assim, as lideranças da companhia precisaram se sobressair, visto que o cenário de incerteza transformou os ânimos dos colaboradores, o que quase causou um caos nas lojas. No entanto, com muito trabalho, inteligência e resiliência, a Via Varejo superou o desafio e se manteve forte na crise.

Dia 15/09: transformação digital e humanidade

No segundo dia de evento, Marcelo Gleiser, físico e astrônomo, trouxe lições diretamente da NASA para o meio empreendedor brasileiro. E os assuntos dessa apresentação foram, basicamente, transformação digital e a humanidade — tão importante nos dias atuais.

Pela transformação digital, Marcelo debateu com Cristina Palmaka a importância do tema nas empresas mundiais, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Nesse sentido, ninguém ficou de fora dessa verdadeira revolução tecnológica. 

No entanto, apesar de respirar tecnologia, o SAP NOW também abriu espaço para o lado humano, tão importante nesse momento de pandemia e crise financeira global. Assim, a transformação digital está sendo importante para fazer a humanidade despertar, proporcionando uma união sem igual, mesmo com todos fisicamente distantes.

Dia 16/09: inovação

Já o terceiro dia do SAP NOW teve como ênfase a inovação. Antigamente, inovar era visto como algo muito distante para a grande maioria das empresas, seja pelo conceito interpretado de forma equivocada ou pela baixa acessibilidade que a tecnologia trazia à época.

No entanto, atualmente o jogo mudou. Muita tecnologia útil e inovadora já está disponível e acessível para empresas de diversos segmentos, o que é uma boa notícia para quem precisa transformar seus resultados e se destacar em seu ramo de atuação.

E por falar em transformação, a transformação digital acompanha essa onda de inovação acessível para oferecer uma mudança extrema no modo de pensar e agir de gestores. Portanto, se você pensa que inovação é coisa para poucos, recomendamos que repense e vá em busca dos melhores benefícios que a tecnologia pode oferecer.

Dia 17/09: resiliência durante a pandemia

As mulheres brilharam no quarto dia do SAP NOW. A empreendedora e escritora Arianna Huffington trouxe um assunto delicado e extremamente importante no ano de 2020: a necessidade de persistir e ter a resiliência como “arma” durante a pandemia.

No geral, a greco-americana falou como a inteligência ajuda a reduzir riscos em tempos difíceis, sendo esta diretamente uma consequência da insistência em não desistir — mesmo quando tudo parece perdido.

Além disso, a resiliência foi outro assunto do debate, visto que o comportamento de avançar — mesmo com as grandes dificuldades atuais — é o que diferencia muitos vencedores daqueles que não alcançam o sucesso. E em tempos tão difíceis, a vitória pode ser apenas a sobrevivência durante essa tempestade global.

Dia 18/09: disrupção e união

O último dia do SAP NOW fechou com chave de ouro o evento, pois trouxe 2 assuntos totalmente pertinentes para o cenário atual: disrupção e união. Nesse sentido, Cristina Palmaka e Octavio de Lazari Junior, CEO do Bradesco, tiveram um bate papo bem agradável.

Nele, Octavio falou da necessidade da disrupção causada pela pandemia, mas em um formato bem diferente. Essa quebra dos modelos tradicionais permitiu que os 3 maiores bancos brasileiros — Bradesco, Itaú e Santander — se unissem para realizar ações importantes para a sociedade.

E quem imaginaria que, algum dia, concorrentes trabalhariam juntos? Pois essa união foi possível e necessária pelo cenário atual que vivemos, onde os bancos se uniram para fazer doações e ajudar uma parcela da população no enfrentamento do coronavírus.

Dessa forma, as empresas puderam ver uma importante mudança interna, onde o sentimento de empatia pelo próximo mostrou como é importante pensar nas pessoas como humanos — e não apenas possíveis clientes. E só desse pensamento acontecer, já podemos esperar por dias melhores.

SAP NOW: a festa da tecnologia e da humanidade

Os 5 dias de evento foram importantes para evidenciar o papel da transformação digital, que foi essencial para muitas empresas despreparadas para a pandemia. Apesar disso, elas obtiveram sucesso — graças à tecnologia — e agora enxergam o futuro de outra forma.

Porém, a humanidade também foi exaltada durante todo o SAP NOW. De nada adianta termos o melhor da tecnologia se as pessoas que se beneficiarão das inovações estiverem desamparadas para usufruir dessas maravilhas

Assim, o evento se encerrou com um misto de alegria e esperança, seja pelos resultados tecnológicos que ajudaram no enfrentamento da pandemia, mas também por saber que o futuro reservará coisas positivas para quem trabalhar duro, insistir e pensar diferente.