Descubra como será a condução dos negócios no mundo pós-pandemia, quais serão os fatores chave para o sucesso e as boas práticas para se adequar a essa nova realidade cheia de desafios.

Pessoas e processos: estas serão a “nova” temática dos negócios pós-pandemia. E por nova, queremos dizer que essa realidade traz uma necessidade que sempre esteve presente, mas que se intensificou nos últimos meses. 

Nesse caso, estamos falando sobre a gestão de pessoas e processos, estratégias mais importantes atualmente do que em qualquer outra época. Com milhões de pessoas impactadas pelo coronavírus no Brasil, é importante que as empresas se mexam para atender esses importantes recursos.

Mas por qual motivo os negócios pós-pandemia precisam olhar para seus colaboradores e também os processos da empresa? E como a tecnologia pode apoiar essa nova realidade?

É sobre esse assunto que vamos falar ao longo do conteúdo de hoje. Continue lendo até o final para entender.

A eficiência está em cada colaborador

A pandemia pegou as empresas de forma desprevenida. Com pouco recurso em caixa e precisando vender — mais do que nunca — para se manterem vivas, muitas organizações atuais se viram próximas da falência, prontas para sucumbir perante o grave problema que o mundo está passando. 

Do mesmo modo, perceberam como seus ativos mais importantes não são objetos ou escritórios amplos e bem decorados. Essas empresas viram que seu maior ativo são as pessoas que fazem a organização acontecer e os resultados aparecerem.

Assim, apesar de óbvio, muitas conseguiram se organizar em meio ao caos para sobreviverem. E mais do que isso: entenderam que os negócios pós-pandemia serão pautados por profissionais excepcionais e que — realmente — fazem a diferença no dia a dia.

Com esse entendimento, essas empresas conseguiram fazer uma transformação digital às pressas, organizando os colaboradores por meio da internet e fazendo com que todos trabalhassem de modo eficiente no modelo home office.

E, nesse caso, por mais que não seja um modelo pensado para acontecer, o trabalho remoto permitiu que essas empresas dessem a volta por cima para atuar com muita inteligência e resiliência. 

O aprendizado? Apesar da tecnologia ser um aliado importante, são as pessoas que se dedicam e entregam o máximo de si para atingir resultados espetaculares. Assim, o modelo remoto e flexível só é possível pelo comprometimento de todos os envolvidos.

Processos que ajudam na batalha

Apesar de essenciais, os colaboradores precisam de um caminho para atuarem com o máximo de eficiência. Nesse quesito, a mistura de pessoas e processos ajuda a superar cada dia de modo positivo, permitindo que os negócios aconteçam sem tantos obstáculos.

É por meio de processos bem definidos ou reconstruídos no mundo atual que várias organizações estão conseguindo enfrentar a crise sanitária e econômica com força. E da mesma maneira, já perceberam que os processos otimizados serão verdades presentes nos negócios pós-pandemia.

O chamado “novo normal” vai exigir uma preparação ainda maior das companhias, sejam pequenas ou grandes. Processos enxutos e de alta qualidade precisam garantira máxima produtividade com os recursos escassos, fazendo cada centavo gasto valer.

Então, os gestores que entenderem a nova realidade estarão à frente da concorrência, o que é importante em uma concorrência cada vez mais acirrada.

Leia também: Alta performance para pequenas empresas: sim, é possível!

Negócios pós-pandemia: quais serão os desafios daqui pra frente

Como falamos em pessoas, o grande desafio das empresas em um futuro próximo será a gestão das mesmas. Seja em um modelo de trabalho presencial ou remoto — ou até em uma modalidade semipresencial —, será preciso criar um ambiente propício à produtividade.

Assim, a gestão de pessoas precisará considerar o lado mais humano dos colaboradores. O gerenciamento de pessoas, nesse sentido, vai precisar ir muito além da capacidade técnica: ela demandará esforços para manter o colaborador motivado, produtivo e feliz, mesmo com os desafios cada vez mais presentes.

Então, o papel da área de recursos humanos será trabalhar com profissionais responsáveis, independentes e, ao mesmo tempo, disciplinados em abraçar as novidades que vêm por aí. E aliado diretamente à gestão estratégica de projetos para acompanhar cada etapa vivenciada pelas equipes presenciais e remotas. Tecnologias, processos e comunicação vão ditar o futuro dos negócios pós-pandemia.

Otimização dos processos organizacionais

Da mesma forma que os colaboradores precisam ser tratados de forma diferenciada, os processos organizacionais precisam ser mais aprimorados durante a pós-pandemia. E dessa vez pra valer, sem espaço para desorganização ou adiamento de decisões importantes.

Com recursos escassos e o desafio de manter o faturamento saudável, o aprimoramento dos processos pode contribuir bastante para extrair o máximo dos negócios. Um exemplo: adotar processos de transformação digital para eliminar a necessidade de escritórios físicos e, assim, reduzir custos possíveis.

Em outro exemplo, é possível adotar estratégias no time de marketing e vendas para que a qualificação dos leads seja feita mais rapidamente e de forma eficaz. Assim, a conversão de negócios pode aumentar e, com ela, o faturamento da empresa.

Além disso, focar na utilização de uma ferramenta completa para gestão de projetos pode ser uma saída econômica de organização, o que vai impactar diretamente os negócios pós-pandemia. Então, existem muitos processos para adotar e potencializar a competitividade nesse novo cenário mundial.

Sua empresa está pronta para o futuro?

Apesar de não termos como impedir a crise financeira instalada pela pandemia, podemos atuar diretamente na gestão da empresa para reduzir os riscos, eliminar os erros e aumentar a produtividade.

Nesse sentido, a gestão da empresa precisa de recursos sólidos e altamente eficientes para lidar com os novos tempos. Então, os gestores de organizações podem contar com o SAP Business One, um ERP versátil e moderno, criado para o presente e também para os negócios pós-pandemia.Com ele, sua empresa terá um conjunto de ferramentas importantes no combate da crise, o que vai proporcionar a máxima organização e eficiência na tomada de decisões. Então, não espere mais: solicite um contato dos nossos consultores e conheça essa solução incrível e pronta para o futuro.

Fale com um de nossos especialistas.