O futuro sempre é difícil de prever, mas há uma coisa que podemos ter a total certeza: a computação em nuvem está fazendo cada vez parte deste futuro, principalmente para o crescimento das empresas e o surgimento de novos negócios.

Estamos em um momento onde a participação da computação em nuvem é requisito obrigatório para qualquer tomador de decisão dentro da área de tecnologia, que busca investir em inovação e tem como missão contribuir para o crescimento da empresa.

O futuro das empresas é agora e passa pela computação em nuvem

Palavras como acidente e acaso não fazem parte do vocabulário das empresas que buscam o caminho para o futuro. Em vez disso, o planejamento faz parte da estratégia para o crescimento, e a adoção da computação em nuvem permite trilhar esse caminho. No entanto, no percurso do desenvolvimento temos um conjunto de desafios. Os maiores incluem:

Desenvolvimento de habilidades: para alavancar e navegar com sucesso em um ambiente de cloud computing, as equipes de TI precisam ter conhecimento em uma ampla variedade de tecnologias. Além disso, é preciso agora gerenciar as relações de fornecedores e um acompanhamento de custos complexo. Outro importante desafio que fazem parte do item de habilidades é o desenvolvimento da experiência e proficiência na implantação e gerenciamento de ambientes em nuvem.

Prioridade em segurança: a boa notícia é que a base fundamental para a segurança da informação já faz parte da infraestrutura de serviços da nuvem, e ela é excepcional. Sendo considerada um ativo, o desafio de hoje e sempre, consiste na complexidade dos ataques e na conscientização que segurança da informação é uma responsabilidade compartilhada entre provedores de serviços da nuvem e empresas contratantes.

Integração com as novas tecnologias: de uma maneira geral, já chegamos a um nível de maturidade no uso da nuvem que determinados projetos de migração não são considerados complexos. Com a experiência e o desenvolvimento de frameworks de trabalhos, é possível entregar a implantação de soluções na nuvem em um curto espaço de tempo. Porém, as novas tecnologias atuais e futuras tornam sua integração com a nuvem sempre um desafio.

Outro ponto importante que garante o futuro das empresas no uso da nuvem, tem relação a implementação de práticas e processos de governança adequados, garantindo a conformidade em seus ambientes. Um processo de melhoria contínua.

A boa notícia é que para este futuro você não está sozinho

O futuro sempre vai estar ligado a grandes desafios, e particularmente no que diz respeito às iniciativas de tecnologia. Projetos de TI podem ser extremamente difíceis de controlar e garantir que os negócios obtenham o desempenho esperado com o uso da nuvem.

A boa notícia é que você não precisa enfrentar sozinho nenhum desses desafios. Esse futuro está sendo construído com grandes players de infraestrutura em nuvem e conta com parceiros tecnológicos como da nossa parceira Sky.One. Com as habilidades necessárias para gerenciar e proteger todo seu ambiente na nuvem.Conheça os detalhes do Auto.Sky Business One. A ferramenta que permite fazer a migração do seu sistema SAP para nuvem de forma ágil e segura, sem complexidade, e entregando tudo que você precisa para o funcionamento adequado.