Descubra quais os principais desafios na gestão financeira de projetos para empresas de serviços e como contorná-los para obter melhores resultados.

A crise decorrente da pandemia trouxe grandes mudanças para a gestão das empresas.
O trabalho remoto tornou-se uma realidade ainda mais comum com a descentralização de processos e o acesso às tecnologias para gerenciamento operacional tornaram-se cruciais para a sobrevivência dos negócios. 

Mas engana-se quem pensa que com a melhora da situação sanitária, as empresas podem deixar de lado a preocupação com boas práticas para gestão de projetos. 

Os desafios continuam e mais do que nunca são necessárias estratégias para não apenas contorná-los mas também superá-los e destacar-se no mercado.

Para te ajudar, separamos alguns insights importantes sobre o tema. Boa leitura! 

Planejamento 

Para empresas de serviços que atendem diversos clientes ao mesmo tempo, organizar e acompanhar todas as etapas de um projeto simultaneamente é um desafio que pode comprometer o sucesso do projeto.

Por isso, um planejamento completo é tão essencial. Pode parecer óbvio falar, mas acredite, muitos gestores de projetos negligenciam essa importante etapa. 

É durante o planejamento que serão definidos os objetivos; equipe; custos; prazos e orçamento. Esse é o momento de alinhar expectativas e as estratégias com os responsáveis por cada processo. 

Esse é o mapa e a bússula que norteará toda execução do projeto.

Orçamento e rentabilidade do projeto

O objetivo de todas as empresas é ter clientes e entregar as melhores soluções. Porém, antes de aceitar um projeto, é necessário fazer o cálculo da margem de rentabilidade.  Assim, é possível saber se as ações executadas geram lucro ou prejuízo.

Também é necessário atenção com a administração de custos e recursos, para isso é importante ter acesso às informações do faturamento completo (serviços, itens, despesas, detalhes comerciais). 

Ter uma visão clara dos dados financeiros do projeto ajudará a economizar tempo, reduzir erros e garantir maior qualidade na entrega de cada etapa. 

Administração de pessoas

Nenhum projeto é realizado sem uma equipe qualificada e motivada. É importante entender que mesmo com todo o planejamento financeiro, sem pessoas envolvidas, não servirá de nada.

É importante que o gestor do projeto tenha estratégias para liderar a equipe, principalmente agora em que é necessário conciliar a rotina de trabalho remota com a mesma qualidade e capacidade de produção.

Manter o time produtivo, evitar sobrecargas ou ociosidade e designar os melhores talentos para cada tipo de projeto são ações que trarão impacto nas relações como também na gestão financeira.

Falta de informações

Você fez o planejamento, é um líder atento, porém, faltam dados para o acompanhamento das tarefas. A ausência de relatórios funcionais afeta diretamente o orçamento, uma vez que dificulta a antecipação de riscos e a apuração de custos detalhados. 

Para ter total controle das situações, cumprir com os prazos e metas que foram estipuladas durante o planejamento, é preciso ter fácil acesso a relatórios funcionais, que colaborem ativamente para compreensão do cenário em que o projeto se encontra.

Ferramentas erradas

Planilhas, comunicação descentralizada, ausência de um sistema especializado no gerenciamento de projetos e o uso de diversas ferramentas não integradas são responsáveis por atrapalhar toda a gestão financeira, impossibilitando a elaboração de um bom planejamento, o cálculo do orçamento e rentabilidade e a administração de talentos.

Sem falar da dificuldade e perda de tempo na hora de conseguir informações precisas, criando um caos que se estende do dia a dia até o fim do mês, na hora de apresentar os relatórios gerenciais. 

Ter ferramentas de gestão empresarial e de projetos totalmente interligadas garante uma série de vantagens no gerenciamento das tarefas e na consolidação dos dados, resultando em mais transparência no acompanhamento de todo time.

Uma dessas ferramentas é o MARIProject. Através da sua integração com o SAP Business One e unificação da base de dados é possível realizar desde o controle de compras e despesas até a geração de relatórios, dando mais capacidade de fazer uma gestão diferenciada, competente e qualificada. 

O sistema ainda possibilita a redução de erros na alimentação dos dados e, pela sua disponibilidade tanto em desktop como em dispositivos móveis, garante autonomia aos usuários, permitindo o planejamento dos seus recursos, apontamento de tempo e despesas.

Você poderá gerir as finanças e analisar todos os projetos, além de incluir módulos de atendimento ao cliente, facilitando aproximação com seu público através de informações completas. Uma única ferramenta que ajuda a superar todos os desafios da gestão financeira de projetos que as empresas de serviços encontram no seu dia a dia.

Quer saber mais? Conheça a solução completa e solicite uma demonstração com nossos especialistas.