Um controle financeiro eficiente ajuda a sua empresa a conquistar resultados melhores e permanecer à frente da concorrência. Quer saber como isso é possível? A gente explica!

Ter um controle financeiro apurado é essencial para qualquer negócio que almeja crescer de forma sustentável e próspera. Acompanhar os números permite traçar estratégias de investimento e, da mesma maneira, evitar o desperdício de dinheiro na organização. 

Assim, qualquer empresa responsável precisa de muita atenção com a saúde financeira da organização. Nesse sentido, duas ferramentas são essenciais: o acompanhamento de Fluxo de Caixa e do Demonstrativo de Resultados (DRE). 

Ambos geram informações importantes aos gestores, que podem consolidar os dados e trabalhar cenários para o futuro. Por meio deles a empresa terá condições de avançar com mais assertividade e fazer frente à concorrência do seu segmento de atuação.

Quer saber mais como o controle financeiro é importante para a saúde do seu negócio? Então continue lendo e conheça como o SAP Business One vai te ajudar nessa missão. Boa leitura!

Controle financeiro de Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante do controle financeiro por permitir o planejamento estratégico dos recursos de qualquer empresa. A partir dele, é possível entender um projeto em determinada linha do tempo, considerando todas as transações efetuadas.

O Fluxo de Caixa Okser, por exemplo, permite o acompanhamento de saldo constante da conta por meio das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. E isso é feito a partir de uma série de funcionalidades do sistema, que levam aos seguintes benefícios:

Visão 360º

Fique por dentro de tudo o que acontece na sua empresa em relação às finanças, o que é uma ação importante para identificar problemas e, assim, tomar medidas preventivas e corretivas no orçamento, além de entender as oportunidades de investimentos futuros.

Aumento da capacidade de decisão

Com um conjunto de informações sólido e transparente, tomar decisões vai ser uma tarefa muito mais simples. Dessa forma, a chance de erro é reduzida e, por consequência, os prejuízos de projetos são mitigados.

Redução de gastos desnecessários

O controle macro e micro das finanças dá mais clareza para o gestor, que pode reduzir os gastos desnecessários dos setores para investir no que realmente importa. Isso ajuda a potencializar os resultados e dá mais condições da companhia prosperar no mercado.

Disseminação da cultura financeira responsável

Com as finanças sob controle, é inevitável que outros colaboradores — sejam em cargos de liderança ou não — abracem uma cultura financeira responsável. Ao dar exemplo pela prática, é possível disseminar que cada centavo empresarial precisa ser gasto com responsabilidade e sabedoria. 

Leia também: Como as empresas em crescimento têm se tornado líderes de mercado com tecnologias inteligentes?

Controle financeiro por DRE

O controle financeiro por DRE é uma ferramenta que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa durante o ano. Neste demonstrativo são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, que resultaram na formação do resultado líquido da empresa no período analisado.

O DRE da Okser, desenvolvido exclusivamente para o SAP Business One, oferece uma série de benefícios para qualquer tipo e tamanho de negócio. Confira os motivos para usar esse importante recurso de controle financeiro:

Visão analítica

Ajuda na descoberta e interpretação do desempenho da empresa, com análise detalhada sobre os resultados financeiros. Essa visão é útil para gestores que desejam — ou já adotam — estratégias baseadas em dados reais do negócio.

Múltiplas visões do negócio

Ter múltiplas visões do negócio é uma forma de entender os resultados a partir de várias fontes. Para cada lançamento efetuado, é possível projetar cenários e visualizar as consequências de eventuais decisões financeiras.

Compreensão do orçamento via Centros de Custo e Lucro

Da mesma forma que o benefício anterior, a compreensão e projeção de cenários a partir dos Centros de Custo e Lucro é útil para não “derrapar” no controle financeiro. Com cenários de Budget e Forecast, é possível entender as finanças para meses ou anos subsequentes a uma decisão.

Correções ágeis das estratégias

A interpretação rápida dos cenários financeiros permite correções ágeis e, principalmente, o acontecimento de erros que impactem a saúde financeira da companhia. Seja corrigindo um desperdício de dinheiro atual ou evitando grandes perdas no futuro, é importante para o gestor agir com velocidade.

Funcionalidades para todos os tipos de gestão

Agora que você entendeu como o controle financeiro é essencial para a saúde do negócio, seja pelo controle de Fluxo de Caixa ou da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é importante conhecer como a Okser preparou essa solução no SAP Business One. 

E a lista de funcionalidades para as duas ferramentas é bem grande. Ao adotar o sistema para melhorar a gestão financeira da empresa, você poderá contar com as seguintes opções:

●     Alteração do centro de custo no documento de marketing em massa: para atribuição de novas regras de centros de custo diretos ou regras de distribuição;

●     Distribuição de impostos para os centros de custo: para atribuição dos centros de custo aos lançamentos contábeis;

●     Replicação de regras de distribuição: para abertura de novos períodos dentro da regra de distribuição, com alteração de valores, caso necessário;

●     Notas DRE Centro de Custo: para criação de notas explicativas de ajustes de valores ou informações adicionais;

●     Conversão do Centro de Custo: para efetuar a reestruturação de centros de custo, com criação de rotina DE-PARA dos centros antigos para os novos;

●     Relatório Margem de contribuição: para ter uma visão dos resultados por margem de contribuição;

●     Ajustes Gerenciais DRE Centro de Custos: para efetuar lançamentos de ajustes na análise gerencial, como é o caso de diferimentos de receita ou despesa;

●     Consolidação do DRE: para consolidação de dados contábeis originados a partir de bases diferentes do SAP Business One.

●     Previsões e simulações: para entendimento de dados futuros com base em alguns cenários e valores, incluindo a inserção de impostos na simulação;

●     Apuração de impostos: para facilitar a apuração de impostos a recolher, como o IRF Contábil, Impostos Contábil, IRF Planejados e Impostos Planejados.

●     Relatório de fluxo de caixa: para avaliação dos números das últimas cargas lançadas, com a possibilidade de visualizar data e hora de cada lançamento.

Pronto para melhorar o controle financeiro do seu negócio?

Agora que você conheceu as principais funcionalidades dos módulos de Fluxo de Caixa e DRE da Okser, dentro do SAP Business One, é hora de elevar sua gestão financeira para um nível superior. 

Seja para contabilidade e finanças, gestão de vendas e clientes, compras e operações ou gerenciamento de estoque e distribuição, o Business One é o sistema completo e definitivo que sua empresa precisa. Então, não perca mais tempo. Entre em contato com nossos especialistas e conheça o poder que esse ERP incrível tem para oferecer.