Conheça as principais metas que as PMEs precisam buscar para 2021 e que vão possibilitar visibilidade, continuidade e saúde financeira, entre outros benefícios neste ano.

O ano de 2021 chegou e é hora de pensar nas principais metas deste novo ciclo. Com tantos desafios pela frente, os gestores precisam se organizar para entregar o máximo de desempenho, mas sem comprometer a continuidade dos negócios.

Nesse sentido, 10 objetivos são essenciais para qualquer tipo de empresa alcançar. No entanto, para as PMEs, que sofrem mais com a volatilidade financeira do mercado, essas metas são essenciais — e quase obrigatórias — para o próximo ano.

Quer saber quais são esses objetivos? Então, continue lendo para aprender e, assim, montar o planejamento da empresa para 2021. Boa leitura e, principalmente, execução das recomendações desse texto.

1. Adquirir novos (e melhores) clientes

Para muitas empresas, a aquisição de clientes não é necessariamente um problema. Convencer um prospect que a sua solução é melhor pode ser uma tarefa realmente simples. No entanto, mais do que vender em alto volume, é importante pensar em vender melhor.

Nesse sentido, queremos dizer que o volume de clientes nem sempre é a solução para a saúde financeira do negócio. Ter muitos clientes, por exemplo, pode gerar mais pedidos de suporte e reclamações — o que não é bom para nenhuma empresa.

Assim, para 2021 é importante conquistar novos clientes, mas também é essencial ter em mente que vender para empresas maiores pode ser mais rentável e vantajoso no longo prazo. Pense nisso para esse ciclo.

2. Aumentar o faturamento

Aumentar o faturamento não é apenas uma meta para 2021, mas para toda empresa que almeja sucesso em sua jornada. No entanto, esse ano é especial para muitas PMEs, que viram seu caixa zerar com a chegada da pandemia em 2020.

Sendo assim, o aumento de faturamento precisa ser feito com inteligência e propósito. Ganhar mais não diz muito sobre o sucesso da empresa se esse dinheiro não for revertido em melhorias para os períodos difíceis.

Então, além de buscar mais faturamento, procure destinar esse dinheiro com inteligência para que o futuro da companhia seja brilhante — e seguro, no caso das crises.

3. Aumentar a produtividade

Outro ponto que é constantemente buscado por profissionais e gestores, sendo um dos objetivos para 2021, principalmente quando consideramos as PMEs. Nesse sentido, a ideia é fazer valer cada recurso da melhor forma possível, o que vai impactar positivamente nos negócios.

No entanto, é importante estabelecer um conceito: produzir mais, nem sempre, significa trabalhar em dobro. Muitas vezes é possível ser produtivo eliminando ruídos e tirando obstáculos que atrapalham a boa entrega de um serviço.

Então, para o próximo ano, busque a produtividade com o pensamento de que trabalhar melhor otimiza os recursos envolvidos, seja dinheiro, tempo, redução do retrabalho e, claro, a capacidade dos colaboradores.

4. Reduzir custos

Outro objetivo para 2021, principalmente pelos efeitos da pandemia em 2020, é a redução de custos. Nesse sentido, a redução está muito ligada com o aumento da produtividade, onde a ideia não é apenas deixar de gastar, mas fazer cada centavo valer.

Então, 2021 precisa ser encarado como um ano de vida ou morte. Sem entrar em paranoia, é preciso gerenciar com vontade e participação, fazendo com que o dinheiro gasto esteja previsto no orçamento e qualquer vazamento seja eliminado rapidamente.

5. Crescer sem perder a qualidade

Mais um desafio, dessa vez ligado com o faturamento, é buscar o crescimento sem perder a qualidade no serviço ou produto entregue. Seja com o investimento em tecnologia, inovação e em novos talentos, é possível manter o nível de entrega alto sem comprometer o faturamento.

É claro que essa não é uma tarefa fácil, mas o ano de 2021 não pode ser encarado apenas como um ciclo de sobrevivência. É preciso querer e buscar mais, melhorando indicadores, otimizando processos, contratando melhor e buscando clientes qualificados.

Então, faça os investimentos necessários para a empresa se manter competitiva e em crescimento, o que possivelmente vai resultar em grandes resultados em médio prazo. Essa estratégia é essencial e custa menos do que você imagina.

6. Buscar a inovação

E qual empresa não quer inovar ao longo de sua trajetória? Apesar da vontade, a inovação precisa ser tratada como uma cultura empresarial, onde todos buscam atingi-la, mesmo nas ações mais improváveis.

Assim, entenda que a inovação não é a criação de algo novo e altamente transformador. São as pequenas mudanças, nunca vistas na empresa, que ajudam a inovar e, por consequência, transformar os resultados empresariais.

7. Fidelizar clientes

Outra difícil tarefa que precisa ser buscada em 2021 é a fidelização de clientes, tanto para garantir que os atuais não saiam, mas também para possibilitar que novas contas sejam conquistadas por indicações.

No caso da fidelização, a empresa precisa trabalhar em prol do sucesso do cliente — e, por isso, a área de Customer Success, tão famosa nos dias atuais, é muito relevante para essa missão. Uma vez que o cliente tenha sucesso em sua empreitada, você poderá fidelizá-lo por muitos e muitos anos.

Ainda, de quebra, a possibilidade de indicação aumenta bastante, o que é essencial para a lucratividade da empresa, visto que clientes indicados não demandam todo o investimento de marketing e vendas em sua aquisição.

8. Melhorar o fluxo de caixa

Empresa saudável financeiramente não é apenas aquela que fatura bastante, mas a que consegue controlar o fluxo de dinheiro que entra e sai da empresa. Nesse sentido, é comum que organizações passem dificuldades por deixarem a área sem amparo algum.

Portanto, uma das metas — entre tantas — é criar e manter o fluxo empresarial positivo e saudável. Com isso, busque se envolver com o financeiro da empresa para identificar falhas e oportunidades de melhorar o fluxo financeiro empresarial.

9. Melhorar a retenção de talentos

O nosso penúltimo item das 10 principais metas de 2021 é uma das tarefas negligenciadas por gestores de várias organizações, principalmente as PMEs. Contratar e reter talentos são ações que aumentam as chances de sucesso do negócio, muito além dos processos e inovação.

Portanto, a retenção de talentos vai garantir que a empresa consiga crescer de forma sustentável e contínua, sem muitas oscilações no processo. Permitir que os colaboradores de alto nível trabalhem com máximo desempenho é fundamental para um 2021 com sucesso em todas as áreas.

10. Melhorar a competitividade no mercado

Chegamos ao último item da nossa lista, que basicamente é o resultado de tudo o que falamos até aqui. Melhorar a produtividade, reduzir custos, manter a qualidade, inovar, fidelizar clientes, melhorar o caixa e reter talentos, se atingidos, vão possibilitar que sua empresa seja mais competitiva no mercado.

Apesar de ser uma consequência de outros objetivos, é preciso que a busca por competitividade seja feita de forma consciente. Olhar para o mercado, entender a concorrência e procurar meios de se diferenciar precisa ser uma batalha diária na organização.

Então, para que seu 2021 seja um ano brilhante — em vários quesitos — é preciso organizar a casa, definir as estratégias do ano e, muito além da teoria, executar de forma consistente. Dessa maneira, o ciclo que está por vir tem tudo para ser o melhor ano da sua empresa, pode ter certeza disso. E nós estamos aqui prontos para te apoiar em todos os processos, oferecendo o que há de melhor em tecnologia de gestão empresarial para que você possa focar na sua estratégia enquanto a operação segue buscando a melhor performance para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe e trace seu plano para um ano incrível!