Descubra como as tecnologias inteligentes têm ajudado empresas a serem mais competitivas em seus segmentos de atuação.

A tecnologia, a cada dia que passa, se torna uma obrigação para o gerenciamento de empresas que almejam qualquer tipo de crescimento em seu mercado de atuação. E mais do que isso: as tecnologias inteligentes se fazem ainda mais necessárias no mundo atual.

No entanto, ter um sistema funcionando já não é mais suficiente para vencer a forte concorrência. Apesar de importante, é necessário adotar softwares com diferenciais estratégicos e que façam mais do que registrar ou recuperar informação.

Neste contexto as tecnologias inteligentes surgem como uma grata realidade para empresas de diversos portes, proporcionando um grande auxílio para gestores tomarem suas decisões da melhor forma possível.

Quer saber mais como as empresas em crescimento estão se beneficiando com as tecnologias inteligentes? Então, continue lendo para descobrir — e aplicar no seu negócio.

A tecnologia sozinha não é mais suficiente

Apostar na tecnologia para o gerenciamento da empresa é importante, mas não é mais suficiente para tornar uma organização líder de mercado. Afinal, os concorrentes também fazem uso de soluções tecnológicas em seu dia a dia.

Então, é preciso subir alguns degraus para se diferenciar e, assim, conquistar a liderança do segmento. E parte dessa aposta, entre outras coisas, está na utilização de tecnologias inteligentes para o completo gerenciamento do negócio.

Tecnologias inteligentes na estratégia empresarial

As tecnologias inteligentes surgiram como uma evolução dos softwares nas empresas. Se antigamente um ERP era um grande diferencial por facilitar a gravação e recuperação de dados, além de integrar os setores da organização, hoje é preciso ir além.

Assim, as informações contidas em um sistema precisam, de alguma forma, oferecer mais agilidade e poder de decisão. Afinal, em um mundo onde a flexibilidade conta bastante, cada movimento rápido pode possibilitar uma grande vantagem nos resultados.

Dessa forma, as tecnologias inteligentes surgiram para trazer uma série de benefícios, conforme abordaremos a seguir, que têm possibilitado o crescimento e liderança de vários negócios. Vamos conhecer mais essas características:

Conectividade

Ter a possibilidade de acessar informações a qualquer hora do dia é um grande diferencial das tecnologias inteligentes. Com base na nuvem, os sistemas modernos tiram qualquer restrição física que, tradicionalmente, existia no acesso às informações empresariais.

Por meio de um computador ou celular conectado na internet, o gestor pode ter acesso aos resultados e, por consequência, tomar decisões rápidas e pontuais. Desse modo, a conectividade acaba tornando o trabalho contínuo, dinâmico e extremamente veloz.

Informações gerenciais em tempo real

Com a conectividade sendo um pilar das tecnologias inteligentes, também é possível dar mais poder para os gestores tomarem decisões mais rápidas a partir dos dados gerados em tempo real.

Mesmo que pareça um exagero, esses movimentos rápidos podem proporcionar muita vantagem em relação à concorrência. Por isso, a velocidade no entendimento das informações pode ajudar imensamente nos resultados.

Eficiência nas decisões

E é claro que a velocidade nas decisões, sozinha, não torna uma empresa líder de seu segmento. Nesse sentido, os gestores precisam ter condições de tomar decisões eficientes, assertivas e que façam o negócio evoluir.

Então, as tecnologias inteligentes precisam ajudar as pessoas no entendimento dos dados e, assim, possibilitar que uma decisão rápida não se torne uma grande dor de cabeça no futuro. A velocidade é importante, mas a eficiência nas decisões é fundamental.

Previsibilidade de vendas

A previsibilidade de vendas, por exemplo, é outro dos benefícios das tecnologias inteligentes. Com os dados gerenciais surgindo em tempo real, o gestor consegue montar cenários e olhar para o futuro com mais clareza.

Dessa forma, pode montar cenários de vendas para entender se é o momento certo de arriscar alguma ação ou não. Mesmo com fatores externos podendo influenciar os resultados, ainda é importante ter noção do que pode acontecer alguns meses no futuro.

As tecnologias inteligentes não servem apenas para grandes empresas

Alguns gestores ainda acreditam que tecnologia de ponta serve apenas para grandes empresas. Parte disso acontece pelo conceito erroneamente criado de que softwares modernos são complexos, caros e destinados — apenas — para empresas milionárias.

Na realidade, o mundo atual mostra exatamente o contrário. As tecnologias inteligentes estão acessíveis e precisam ser adotadas por negócios que desejam liderar seu segmento e obter resultados surpreendentes.

Essa, inclusive, é uma escolha que possibilitou algumas empresas a conquistarem resultados realmente expressivos nos negócios. A Zwilling, empresa fabricante de produtos premium de cozinha, conseguiu trazer mais acuracidade dos dados,  aumentar a produtividade e apostar nas informações em tempo real para melhorar a gestão empresarial.

Já a Sulpeças, pioneira no mercado de peças para equipamentos de pavimentação, conseguiu implementar uma rastreabilidade eficiente nos mais de 30 mil itens de seu estoque, além de automatizar o processo de informações dentro da empresa.

Ainda na área de cases de sucesso, a Finnet, empresa do ramo financeiro, adotou o SAP Business One para melhorar o controle orçamentário, automatizar as conciliações e melhorar a comunicação com instituições financeiras e prefeituras.

Assim, três empresas de segmentos diferentes conseguiram melhorar seus processos e a gestão da empresa na jornada pela liderança a partir da adoção de uma tecnologia de ponta e inteligente. Então, seja qualquer for a necessidade, essas tecnologias têm muitos benefícios para oferecer.

Torne sua empresa líder de mercado

Como pudemos ver ao longo do conteúdo, uma empresa que almeja a liderança de mercado precisa de tecnologias inteligentes no seu dia a dia. Desse modo, podem ter mais flexibilidade, eficiência e controle dos negócios.

E é aí que surge o SAP Business One, um conjunto completo de ferramentas para gerenciar e agilizar toda a operação. Seja na gestão financeira, distribuição, compras, comercial, produção, serviços ou recursos humanos, entre outros pontos, o SAP é o sistema que seu negócio precisa.

Com rápida implementação e mobilidade incomparáveis, o Business One tem a versatilidade que pequenos, médios e grandes negócios precisam. Afinal, são mais de 80.000 clientes satisfeitos ao redor do mundo.Então, se você está interessado em revolucionar sua gestão corporativa a partir de um sistema eficiente e inteligente, não deixe de conhecer o SAP Business One. Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.