Entenda como o termo ligado à rotatividade de colaboradores em uma empresa pode ter um impacto saudável ao negócio.
A alta taxa de rotatividade de funcionários em empresas faz o time de recursos humanos ficar em alerta: por que isso está acontecendo? É claro que na maioria dos casos ter uma troca muito grande de colaboradores, ou como é popularmente conhecido, o turnover, não é desejável, mas você sabia que nem sempre isso é visto como prejudicial aos negócios
Se você está curioso para descobrir o motivo, continue a leitura desse artigo que elaboramos.
Turnover: sempre o vilão?
É, parece que toda regra tem exceção. Nem sempre o turnover, taxa que contabiliza a relação entre o fluxo de entrada e saída de pessoas de uma organização, é algo negativo.
O turnover já foi considerado um vilão por muito tempo pelo RH, mas em alguns casos, isso pode mudar. Para promover uma reflexão, precisamos aprofundar o tema muito além dos números. O cálculo do turnover é relevante, mas sem examinar os detalhes, é difícil encontrar uma solução.
Algumas perguntas são relevantes, como: quais os números do turnover voluntário, involuntário, funcional e disfuncional?
Outra dúvida a ser respondida refere-se às causas mais comuns de saídas dos funcionários. Eles são motivados a sair diante da sobrecarga no trabalho? A divergência com colegas é constante? Qual a frequência de feedbacks aos colaboradores? Existe falta de oportunidade de crescimento? Identifica-se uma forte desconexão entre o colaborador e o trabalho que ele realiza? A insatisfação é apenas com o salário ou também com as lideranças?
Turnover é um novo começo
O fato é que a rotatividade de funcionários impacta na rotina dos negócios de diferentes maneiras. Em algumas empresas, ela desmotiva equipes, gera gastos financeiros com as demissões e até compromete a reputação da empresa para atração de candidatos.
Então, o que pode existir de positivo em um turnover? A resposta está na capacidade da empresa em enxergar que novos talentos trazem consigo a inovação, representando uma chance de crescer.
Por mais que a empresa ofereça subsídios, inclusive um aumento salarial, para reter um colaborador no quadro de funcionários, manter alguém que possui o foco fora da empresa, é um erro.
Estamos considerando que sua empresa já adotou como prática o desenvolvimento de pessoas, geração de oportunidades e valorização dos talentos internos. Essa lição de casa deve ser feita. Agora, você precisa descobrir o porquê seu negócio ainda registra uma alta taxa de turnover. Dados são o melhor caminho para nos trazer a resposta.
Chegou o momento de transformar dados em informação para obter insights que direcionam os próximos passos.
Turnover por área ou segmento
A área de tecnologia, por exemplo, é marcada por uma alta taxa de turnover, mas avaliando mais a fundo o cenário, é possível chegar a algumas conclusões. A grande rotatividade é motivada pelo extenso número de vagas abertas, ou seja, os profissionais qualificados são muito disputados.
Nesses casos, as melhores condições salariais podem motivar um colaborador a deixar a empresa, mas quando existe uma falta de conexão com os valores do profissional e da organização, a saída é certa. Mesmo que ele mude de empresa, caso não se identifique com o propósito, haverá uma nova saída.
Como a empresa pode se beneficiar dessa rotatividade? O ingresso de um colaborador pode trazer à empresa novas competências, considerando suas experiências anteriores e as aplicações dessa bagagem no modelo de trabalho atual. A abertura e disposição para aprimorar processos é o que fará a diferença.
Além disso, a saída de um colaborador pode significar que ele atingiu o ápice de sua contribuição no ambiente e que deve seguir para novos desafios. É melhor ter um colaborador disposto a evoluir do que um estagnado, não é mesmo?
Um ambiente inerte não favorece a produtividade e acaba com a performance profissional. Pense que essa será a imagem que os funcionários terão ao ingressar em sua organização: a busca pelo aperfeiçoamento constante.
Outra lição a ser aprendida com o turnover é a necessidade de aprimorar o processo de contratação de colaboradores. Um erro na etapa de recrutamento e seleção pode determinar a incompatibilidade com o fit cultural da empresa, algo que deve ser evitado.
Viu como a análise de dados é relevante? Ela identifica em qual momento e por quais causas o colaborador diz adeus, muito além apenas dos números que controlam as admissões e desligamentos.
A contratação certa!
Se você é um profissional do RH e tem de lidar com muitos processos manuais, fica quase impossível obter os insights que falamos. A burocracia acaba engolindo suas iniciativas de melhorias e as conclusões baseadas em achismos não contribuem com a empresa, pois mascaram o real problema.
Contar com uma ferramenta que priorize as necessidades dos colaboradores e facilite a rotina dos profissionais de RH é indispensável. A integração de dados entre toda a empresa será conquistada através de uma empresa líder mundial em ERP: SAP Business One.
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