O mercado está cada vez mais competitivo e menos tolerante a erros. Neste cenário, é fundamental que as organizações sejam capazes de administrar todos os processos com eficiência.

O uso de várias planilhas e de simples programas de contabilidade não são suficientes para pequenas e médias empresas terem uma gestão de alto nível. Por isso, a adoção de um ERP torna-se um diferencial. Software de gestão é responsável por integrar vários departamentos de uma empresa e contribui para automatizar e armazenar todos os dados do negócio.

Para os que estão com dúvida em investir num sistema de gestão, vamos apresentar algumas das vantagens proporcionadas:

Fácil acesso aos dados

As planilhas permitem a inserção de informações em vários formatos (tabelas, gráficos, entre outros). Porém, não é possível dois funcionários fazerem mudanças, simultaneamente neste tipo de arquivo, o que provoca uma perda de produtividade.

Com o ERP, o acesso às informações pode ser feito ao mesmo tempo, pelos empregados de maneira fácil, rápida e integrada. Outro benefício é que a ferramenta possui um banco de dados, que possibilita armazenar um volume de dados bem superior à capacidade da planilha.

Acompanha o crescimento

Quando a empresa começa a crescer, a gestão precisa ser mais eficiente para acompanhar a complexidade dos processos. Para isso, é primordial que as informações sejam mais bem organizadas.

O antigo caderninho não serve mais para compreender como uma operação deve ser realizada. Neste contexto, o melhor a ser feito é utilizar um sistema que permita o fluxo dos dados.

Por exemplo, as informações inseridas por um profissional de vendas podem ser usadas pelo departamento de suporte e até pelo diretor da empresa para a resolução de um problema. Este tipo de situação jamais poderia ocorrer, caso os dados estivessem apenas numa folha de papel.

Expandir as vendas

Para aumentar os lucros e conquistar mais clientes, uma empresa precisa ter como foco expandir as vendas de produtos e serviços. Concretizar esta meta é viável com o ERP, pois a ferramenta consegue centralizar, organizar e cruzar as informações.

Isso permite que o departamento comercial tenha o histórico do cliente, a quantidade de produtos em estoque, dados sobre o material de apoio para a fabricação de produtos, entre outros itens.

Todos os dados podem ser usados para definir a melhor estratégia comercial e proporcionar um atendimento mais qualificado e personalizado para cada cliente.

Melhores Decisões

Com informações corretas e disponibilizadas em tempo real, o gestor terá o conhecimento necessário para tomar as melhores decisões. Além disso, poderá executar ações com a velocidade ideal, para que o desempenho da empresa alcancedo patamar desejado.

Estas vantagens são proporcionadas pelo ERP, porque possibilita a integração de todos os departamentos e informações certas para respostas rápidas. Não tenha dúvidas de que as empresas estarão perdendo espaço para a concorrência, caso não adotem esta ferramenta.

Mais segurança

Os dados são um patrimônio muito importante para qualquer organização. Por essa razão, é preciso usar critérios de acesso. Ao utilizar um sistema moderno e prático de gestão, podem ser definidos os usuários autorizados para inserir e editar um determinado tipo de informação.

Assim, é garantida uma maior segurança para os dados. Um vazamento de informações relevantes pode gerar um prejuízo para uma empresa em termos financeiros e de reputação.

Gestão global

Com o ERP, é viável ter uma visão unificada da empresa. Desta forma, é possível criar planejamentos e estratégias, identificar gargalos produtivos e evitar problemas provocados por falhas.

Por meio da gestão global, fica mais fácil implantar iniciativas assertivas voltadas para o crescimento e a melhoria dos serviços.

Diminuir custos operacionais

Outro benefício do sistema de gestão é possibilitar que as empresas possam reduzir bastante os custos operacionais. A integração de profissionais e a centralização das operações permitem reorganizar e simplificar várias etapas dos processos internos.

O principal resultado é fazer com que as atividades operacionais sejam executadas de maneira mais rápida. Assim, a organização reduz despesas e se torna mais produtiva.

É inegável que existem boas razões para adotar um ERP para a gestão de uma empresa. Uma excelente solução é o SAP Business One, desenvolvido para pequenas e médias empresas, que integra diversas atividades (vendas, gestão de clientes, entre outras), proporcionando um crescimento sustentável e de sucesso para uma organização.

Fale com a Okser. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas sobre os benefícios de investir em um sistema ERP.