Historicamente o mercado observava uma PME como menos relevante dentro do mar corporativo, recheado de empresas com mais recursos. Mas, quem ainda compartilha dessa visão simplesmente não abriu os olhos para a realidade. Para se ter uma ideia, de acordo com a mais recente pesquisa da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), as PMEs são responsáveis por gerar mais de 60% dos empregos na América Latina.

É fato que as transformações que vivenciamos nos últimos tempos, sobretudo na última década, teve influência direta neste novo cenário. Quebra de paradigmas, mudanças geopolíticas e econômicas, avanços tecnológicos e adoção de conceitos sustentáveis que alteraram muitos locais de produção de bens e serviços, além dos padrões de consumo em escala global. Tudo isso apresenta as PMEs como em ascensão, pois são mais adaptáveis às mudanças que esta nova realidade pede.

As PMEs são fundamentais hoje, garantindo que essas transformações continuem acontecendo, equilibrando o mercado e gerando novas dinâmicas de avanços através de processos sustentáveis, para um salto de crescimento econômico mais rápido e em constante processo .

Talvez este discurso soe futurista, quando comparada à realidade das PMEs da América Latina em relação as da Europa. As dificuldades enfrentadas pelas empresas de nossa região são reais. O apoio institucional por aqui ainda é fragilizado, pois faltam instituições públicas com estratégias sólidas para que se desenvolvam em longo prazo.

Quando falamos de longo prazo, isso não significa que o caminho é de fato tão longínquo. A cada dia, novas tecnologias e inovações surgem reduzindo prazos e criando cenários antes inimagináveis. A partir disso, finalmente chegamos na principal oportunidade a ser abraçada pelas PMEs: a adoção de tecnologias.

A redução dos investimentos, bem como o tempo necessário para implementação de qualquer projeto tornou-se uma realidade, permitindo que PMEs possam abraçar projetos maiores e competir em igualdade com as grandes organizações.

Com o fácil acesso à internet e redes Wi-fi ou 4G, além dos avanços em análise de dados e Big Data, o processo de análise das necessidades dos clientes se tornou muito mais assertivo. Por isso a Okser atua no mercado com o foco em PMEs, pois sabe que são para elas que o futuro reserva as melhores oportunidades. Como?
Mergulhando de cabeça em um fenômeno chamado Transformação Digital.

Na Okser dispomos de softwares corporativos otimizados com todas as ferramentas para administrar seu negócio com o arsenal tecnológico necessário. Prova disso, é que nossa principal parceira é uma das líderes de mercado na categoria, a SAP.

Agende uma visita e conheça a Okser, a parceira ideal para você avançar no mercado! Principalmente aqui, em solo latino, onde as perspectivas positivas estão ascendentes para PMEs, como o seu negócio.