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Postado dia 24/07/24 20:59

PCP: avaliando ferramentas para melhorar o planejamento e controle da produção

O PCP é voltado para auxiliar as empresas a otimizarem seus processos ao gerenciar o uso de recursos internos com maior eficiência

No mundo industrial, o planejamento e controle da produção (PCP) é vital para o sucesso de uma operação. Seja em uma operação de pequena escala ou controlando uma grande instalação fabril, contar com a ferramenta correta para conquistar mais eficiência e implementar as melhores práticas para PCP têm impacto direto nos resultados da empresa.

Para tornar processos mais ágeis e eficientes, as organizações contam com soluções tecnológicas avançadas, mas que exigem que a área de TI se mantenha atualizada sobre inovações e os mais recentes softwares de planejamento de produção e controle do mercado.

O que é PCP?

planejamento da produção é voltado para auxiliar as empresas a otimizarem seus processos ao gerenciar o uso de recursos internos com maior eficiência, atendendo aos pedidos dos clientes. Ele resolve o que será produzido, quando isso deve ser feito e a quantidade de produtos. Também identifica os insumos necessários, a capacidade de produção e as listas de materiais necessários para atender a diferentes demandas. Por fim, elabora o plano de produção ideal.

Já o controle de produção monitora todo esse processo, mensurando o desempenho, fornecendo visibilidade e os relatórios analíticos. Com base nesses dados, permite que os gestores implementem as ações necessárias para corrigir o rumo da produção. Isso inclui o uso de técnicas de controle para garantir o desempenho da produção.

Quais os objetivos do PCP?

Os objetivos do planejamento e controle da produção envolvem a otimização e agendamento de recursos, criação de um cronograma de produção eficiente, manutenção dos níveis de estoque ideais, maior produtividade e maior colaboração com outros setores da empresa.

Ou seja, o planejamento e controle da produção é o núcleo da operação, garantindo previsão precisa dos materiais, programação eficiente da produção, planejamento de longo prazo e gerenciamento de demanda, entre outros.

Por meio de dados, o PCP permite o planejamento da cadeia de operações para apoiar que os recursos (pessoal, insumos e tecnologia) estejam no lugar e hora corretos, incluindo processos de outros departamentos, mas conectados à produção, como campanhas de marketing, vendas e compras.

Como escolher a ferramenta ideal para melhorar o PCP

Em uma era completamente digital, as empresas precisam encontrar as ferramentas corretas para otimizar os negócios, agilizar a operação e melhorar a produtividade. Isso passa por entender as necessidades da empresa e até mesmo analisar as avaliações dos usuários. Pensando nisso, a equipe da Okser listou algumas práticas essenciais para esse processo:

Compreenda as necessidades da operação

Antes de sair para o mercado, é importante analisar as necessidades da operação industrial, afinal, existem diversas plataformas de planejamento e controle da produção disponíveis, e cada uma delas com recursos importantes. Portanto, reserve um tempo para entender os processos de produção atuais da empresa, identifique gargalos e possíveis melhorias e só então comece a avaliar as ferramentas.

Pesquise as soluções

Conhecendo as necessidades da operação, o processo de pesquisa das soluções disponíveis se torna mais efetivo. Pesquise em sites especializados, fórum de usuários e publicações específicas do setor. Essa é a melhor maneira de reunir uma lista com possíveis ferramentas que atendam às necessidades listadas anteriormente. Leia as avaliações, compare recursos e se informe sobre a reputação do fornecedor antes de fechar o negócio.

Avalie o orçamento

Por mais que a ferramenta precise atender aos requisitos da operação, o orçamento também tem grande peso nessa escolha. E como os custos variam significativamente entre fornecedores dependendo do modelo de licenciamento, tipos de assinatura e recursos adicionais, considere os custos iniciais, possíveis taxas adicionais e valores relacionados à escalabilidade da solução.

Avalie a facilidade de uso

A experiência do usuário é fator crucial para a escolha de qualquer ferramenta, e a plataforma PCP precisa ser intuitiva e fácil de navegar. Assim, será adotada mais facilmente e seus recursos utilizados. Então, considere a interface do usuário, o treinamento oferecido pelo fornecedor e a integração com outras ferramentas existentes na empresa.

Analise a escalabilidade e flexibilidade

A possibilidade de escalar e personalizar a ferramenta também precisam ser avaliadas para entender se ela se adequa aos requisitos da operação. Além disso, ter certeza de que a solução se adaptará facilmente às necessidades futuras da empresa ajuda a economizar tempo e dinheiro. Por isso, entenda se a ferramenta permite personalização e se adapta à medida que os negócios crescem. Considere o número de usuários permitidos, se é possível expandir esse número no futuro e avalie os recursos disponíveis.

Examine as capacidades de integração

Atualmente, as empresas utilizam diversas ferramentas diferentes para otimizar os negócios. Por isso, a ferramenta PCP precisa ter a capacidade de se conectar e trocar informações com outras plataformas, eliminando a necessidade de entrada manual de dados. Por isso, entenda se a ferramenta suporta a integração com demais plataformas em uso pela empresa e se fornece uma API para personalizar integrações.

Revise a reputação do fornecedor

A reputação do fornecedor é crítica para a escolha da ferramenta. Avalie se ela oferece suporte confiável e garante a entrega de atualizações e correções de bugs regularmente. Pesquise sobre a reputação do fornecedor e analise as avaliações dos clientes. Procure indicadores sobre o suporte ao cliente e a capacidade de resposta a incidentes e conheça sua capacidade de resposta e se ela está de acordo com as necessidades da empresa.

Garanta a segurança dos dados

Segurança de dados é fundamental para a escolha da ferramenta tecnológica. A plataforma precisa contar com recursos robustos de proteção de dados e garantir a conformidade. Por isso, considere fatores como criptografia em trânsito e em repouso, controle de identidade e acesso e as certificações de conformidade conquistadas pelo fornecedor.

Tome uma decisão informada

Depois de analisar os diversos fatores acima, considere realizar testes e solicite demonstrações das ferramentas escolhidas para ver na prática quais realmente se encaixam nas necessidades da operação.

Simplifique o PCP com o SAP Business One

SAP Business One conta com um poderoso recurso de PCP para auxiliar as empresas a programarem e gerenciarem a produção e aquisição de itens de acordo com as necessidades da organização.

Com o SAP Business One, é possível gerenciar as necessidades de materiais por meio de um assistente que facilita a criação de cenários de planejamento em cinco etapas. Com isso, os usuários determinam os requisitos de material e capacidade de produção facilmente e de forma confiável com base em previsões.

O módulo Produção e MRP do SAP Business One abrange: ordem de produção, estruturação de produtos, montagem de kits, dashboards de produção, roteiro de produção, cálculo de custo de item, definição de variáveis de custos, recomendações de pedido, gestão de ciclo de vida entre outros.

Fale com os consultores da Okser e saiba como o SAP Business One pode transformar sua operação fabril.

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