Passando por novos hábitos de consumo, evolução tecnológica, cenários econômico e político mundial, inovações são o que não faltaram nos últimos tempos.

Como você se imagina daqui há 10 anos? Ainda processando uma resposta concreta à essa pergunta, chegamos ao fim de mais uma década. Esta última, embarcada em um ritmo acelerado de transformações em aspectos tecnológicos, no clima, no cotidiano das pessoas e no cenário político-econômico e cultural.

Hoje nosso mundo é mais conectado. A distância entre as comunicações ficou menor à medida que as inovações apareceram em sinergia com as preocupações de bem-estar social e segurança. Acompanhe algumas dessas principais mudanças na lista abaixo:
 
Novos hábitos de consumo

O Instituto Euromonitor, em 2019, disponibilizou informações de uma pesquisa acerca das tendências nos hábitos de consumo no ano. Os comportamentos identificados também serviram para trazer um parâmetro para toda a década, mostrando como as pessoas redobraram a preocupação com a saúde física, mental e de bem-estar, além do meio ambiente. A década marcou um comportamento evolutivo em relação ao tempo de acesso à internet: no início um uso intenso e ao fim uma nítida dependência em torno dela.

Consumo consciente e sustentável

As pessoas hoje se preocupam mais com o meio ambiente. Com o derretimento das geleiras e desastres ambientais, as temperaturas não param de subir, ano após ano, modificando as escolhas de consumo, onde as pessoas agora acompanham mais incisivamente o processo de produção das empresas, se há ou não maltrato de animais, se são sustentáveis, etc.

A era do streaming

Os serviços de streaming vieram para ficar. E seus impactos na indústria audiovisual serem tidos como uma revolução não é nenhum exagero. A Netflix ganhou relevância mundial disponibilizando um catálogo de filmes e séries, onde as pessoas escolhem o que assistir, quando e onde quiser, com apenas uma assinatura mensal de baixo valor. Hoje possui suas produções próprias e concorre com grandes estúdios de cinema. Spotify e Deezer, streamings de música, também alteraram a forma como as pessoas consomem música em dispositivos digitais.

Machine Learning e IA

Se você já comentou ou pesquisou algo sobre um produto na internet e logo foi bombardeado com anúncios dele, você foi mais um laceado pelos algoritmos que reconheceram os padrões de acesso. Com base em probabilidades e estatísticas,
eles oferecem automaticamente serviços e produtos. Como? Através da Inteligência Artificial (IA).

O Machine Learning é outra inovação já notável em muitas áreas, ele auxilia na reunião de dados e insights valiosos em estratégias de negócios. Hoje, inclusive, muitas atividades são realizadas por robôs online, possibilitando o reconhecimento de voz, facial, sistemas de geolocalização, entre outras facilidades que já são exploradas por muitas empresas para atingir sua base de clientes.

Internet das Coisas

Conectando dispositivos e integrando a comunicação entre eles, a IoT (Internet of Things) já permite otimizar tempo e recursos para melhorar a vida das pessoas.

A possibilidade de discutir questões tão urgentes como o meio ambiente e sociedade revela que as pessoas encontram cada vez mais facilidades no dia a dia.


Com tantas transformações na última década, cabe você fazer-se uma pergunta: sua empresa está nesta ou na década passada? Ou ainda, ela está preparada para as transformações da próxima? As empresas que investem em tecnologia sempre estão um passo à frente ou pelo menos estão cientes de que este é um caminho necessário.

Para te ajudar com isso, o que você precisa é escolher a parceira certa. Conheça a Okser! Junto com a SAP, líder mundial em softwares corporativos, podemos transformar o seu negócio estrutural, financeiro e tecnologicamente.

Faça contato e saiba tudo o que podemos fazer por sua empresa!