Seguindo o clima embalado pela Black Friday da última semana, você sabia que o e-commerce cresceu cerca de 21% em relação ao ano anterior, e ainda faturou mais de R$ 161 bilhões só em 2021 segundo dados divulgados pela E-commerce Brasil?
Esses dados nos indicam que a proposta de vendas online só tende a crescer – isso porque os consumidores estão cada vez mais engajados e adeptos às transações por meio de plataformas digitais.
No entanto, ao passo em que o número de lojas virtuais cresce, muitas delas não sobrevivem por diversos motivos. Podemos considerar a falta de experiência, conhecimento técnico, pesquisa de mercado e, principalmente, por falta de tecnologia adequada para atender as demandas internas atuais. Vamos entender como escolher o melhor software para otimizar a gestão do seu e-commerce? Acompanhe com a gente e saiba mais sobre o conteúdo do nosso parceiro Sky.One 👊🏼☁️
Qual a função de um ERP para e-commerce?
A sigla ERP é a abreviação em inglês para o termo Enterprise Resource Planning. Em tradução livre, significa: Planejamento dos Recursos de uma Empresa. Em outras palavras, são sistemas de gestão que empresas usam para gerenciar suas diferentes áreas.
O sistema ERP integra setores diferentes e ajuda a controlar, monitorar e executar funções e processos, como gerenciamento de pagamentos, controle de vendas, tributação fiscal, análise de metas e desempenhos, notas fiscais, cadastro de produtos, informações para o setor de marketing, entre outros.
A previsibilidade de funções do sistema pode ser programada no software de acordo com a realidade dos fluxos de uma empresa e seu organograma. Assim, setores diferentes, como logística, marketing, vendas, recursos humanos e financeiro, por exemplo, podem ser operacionalizados em um único sistema online.
A praticidade com o uso de um ERP para e-commerce, como instrumento de gerenciamento da empresa, é que ele pode ser programado e ajustado de acordo com os dados e itens de uso contínuo constante do negócio, sendo passíveis de serem modificados a cada nova necessidade de instrumentalização de um processo ou do fluxo.
04 vantagens de um ERP para e-commerce
Podemos dizer que a principal diferença está no processo manual e online. No uso de ERP, quase toda gestão é automatizada, de modo que o sistema tenha autonomia para comparar dados, agendar procedimentos, realizar pagamentos automáticos, gerar conteúdo e relatórios previamente programados.
Além disso, também podemos citar outras vantagens comuns ao uso de um ERP. Confira:
1. Integração com outras plataformas
A integração de um sistema em ERP pode ser feita entre diferentes canais de venda, como é o caso do marketplace. Se seu e-commerce também tiver diferentes serviços dentro da mesma loja, ou sites diferentes por tipo de produto, como é o caso de lojas de supermercados que têm site específico para vendas de produtos eletrônicos, o ERP consegue garantir o controle de vendas online.
2. Estoque com gestão integrada
Todas as entradas e saídas de vendas de produtos em lojas online podem ser monitoradas, de forma atualizada e segura, com fácil identificação dos itens e avaliação de desempenho de demandas. Assim, o planejamento de reposição e definição de produtos promocionais pode ser realizado com mais agilidade e em menor tempo, reduzindo drasticamente a possibilidade de prejuízos financeiros.
Além disso, o ERP para e-commerce também oferece controle de todos os canais utilizados pela empresa, como é o caso da loja física (se houver) e marketplaces, por exemplo.
3. Serviços mais otimizados e seguros
Ao realizar a compra online pela loja virtual, o cliente também consegue realizar o seu pagamento baixando boletos bancários com a emissão de notas fiscais de forma rápida e sem prática. Isso porque as notas são geradas automaticamente no ato da compra. Até mesmo a intermediação da emissão de boletos da loja com o banco é facilitada.
4. Clientes mais satisfeitos
Com as facilidades de um sistema de ERP para e-commerce integrado, o ato da compra se torna mais rápido e menos burocrático, agregando valor à marca da produzindo um sentimento de segurança para o consumidor.
O pedido com mínima possibilidade de atraso, estorno rápido em caso de compra equivocada e documentação eletrônica encaminhada por e-mail, por exemplo, são alguns serviços oferecidos pela ERP.
Além disso, também é possível mapear os gastos, os produtos mais vendidos e o comportamento de consumo, colaborando para o planejamento de estratégias de marketing mais assertivas.
Como escolher um ERP para a sua loja virtual?
Apontados os diversos benefícios de investir no sistema de gestão ERP para a sua loja online, é importante fazer algumas considerações antes de escolher qual software atende as demandas do seu negócio.
Primeiro de tudo, é necessário compreender a sua empresa, bem como o cenário de vendas do seu negócio no ramo escolhido e avaliar o quanto de orçamento disponível existe para a contratação de um sistema ERP. Além disso, as soluções que serão definidas para a escolha do software também vão depender das necessidades e funcionalidades da sua loja virtual.
Faça também uma pesquisa de mercado, a fim de avaliar quais são as opções disponíveis, atentando-se as que melhor atendam o perfil de gestão no e-commerce. Considere ainda os seguintes recursos: integração de plataformas, teste gratuito, usabilidade, valores dos planos com base no aumento de vendas, suporte de atendimento e consultoria.
E por último, avalie o melhor custo-benefício, após comparar preços e funcionalidades que atendam às demandas do seu negócio. Como existem modelos diferentes de softwares, o ideal é o mais adequado ao seu planejamento de integração de serviços e vendas.
Conclusão
Em resumo, vimos diferentes vantagens e benefícios ao investir em uma gestão baseada em um sistema ERP para e-commerce. Portanto, saber escolher o software que irá otimizar o fluxo de produção e gestão do seu negócio online é muito importante.
Por isso, você precisa contar com um time de especialistas para ajudar a sua empresa a tomar a decisão certa, garantindo de agilidade, segurança, eficiência e economia de custos para o seu empreendimento.
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