Entenda como soluções como o MARIProject podem transformar o desafio da pandemia em um novo conceito para gestão de projetos em home office agora e no futuro.

A pandemia chegou sem aviso prévio e transformou do dia para a noite a realidade de trabalho de milhares de empresas em todo o mundo. Do escritório direto para o home office, foi necessário muito jogo de cintura e uma agilidade acima da média para executar a transição dos times e garantir a continuidade das atividades sem impacto para os clientes e para o faturamento da organização.

Contudo, muito além de uma transição temporária, esse cenário trouxe ainda o anúncio de uma nova realidade que deve perdurar no universo corporativo deste momento em diante. Uma coisa é certa: o novo formato, que por muito tempo sofreu resistência por parte de muitas companhias e gestores, veio para ficar. 

E mesmo não sabendo ao certo quando o mundo vai recuperar a normalidade, a necessidade de gerenciar projetos em home office trouxe para as empresas um novo nível de exigência em termos de organização e controle. Quem ainda não se adaptou, precisará correr.

Um dos princípios fundamentais será oferecer uma estrutura capaz de suportar o trabalho remoto para os times, como a tecnologia cloud e o controle de projetos eficiente. Por sorte, vivemos na era da tecnologia. E este momento da história trouxe caminhos e alternativas para facilitar toda a adaptação de processos a um toque, não importa onde você esteja: no trabalho, em casa ou até mesmo em viagem para outro país.

Com plataformas preparadas para apoiar o formato de trabalho que permite a gestão de projetos em home office ou mesmo outras situações semelhantes, os gestores podem facilmente otimizar a estrutura de processos da empresa e acompanhar em tempo real a evolução de cada projeto. Mas é importante estar atento a alguns pontos para garantir que a solução escolhida será capaz de oferecer o melhor suporte ao seu time. 

Veja quais são os principais pontos de atenção para a gestão eficiente de projetos em home office.

Agilidade na tomada de decisão

O home office trouxe aos gestores a necessidade de agir rapidamente e permanecer atento a todas as solicitações das equipes e clientes. E para que isso seja possível, é essencial ter informações seguras e sempre atualizadas em tempo real em mãos.

Na hora de escolher uma solução para essa prática, foque em plataformas que permitam visualizar a produtividade da sua equipe para que você saiba exatamente como apoiar o seu time, quando agir e quais os pontos que requerem sua maior atenção.

Com todos os dados disponíveis e centralizados em um sistema único, você fica munido de tudo que precisa para gerenciar projetos em home office sem dificuldades e com uma performance acima da média.

Planejamento e controle do projeto

Ter uma estrutura de processo transparente e acessível para todo o time é fundamental para que o operacional funcione sem falhas ou problemas.

Assim, contar com um sistema que te ajude a definir processos com clareza, além de visualizar e acompanhar o planejamento com facilidade é o primeiro passo para uma gestão de projetos em home office mais tranquila e eficiente.

Alocação dos recursos, acompanhamento de cada fase, atualização e manutenção operacional e mobilidade para gerir cada um desses itens são primordiais para o sucesso.

Atendimento ao cliente

A partir do momento em que o projeto entra no ar, ter um canal único para aproximar o seu time do cliente e garantir um atendimento mais ágil e integrado é uma questão de sobrevivência e pode definir o tipo de relacionamento que você terá com seus clientes.

Logo, a plataforma que vai te ajudar a gerir projetos em home office e integrar sua equipe deve ser capaz de receber os chamados de suporte por meio de um portal que você disponibiliza para o seu cliente, permitindo que todo o time seja capaz de monitorar e dar andamento às demandas em pauta.

Afinal, você já sabe: cliente insatisfeito vai embora rapidinho. 

Análise de rentabilidade

Outro item importante que você deve considerar na escolha de uma boa plataforma de gestão de projetos em home office ou remotos é a capacidade de acompanhar suas despesas, custos, faturamento, gestão de compras, apontamento de horas e análise da rentabilidade.

Entender quanto seu projeto está gerando de lucro é o ponto de partida para saber se sua gestão está saudável ou se precisa de ajustes. E, caso precise, é importante conseguir visualizar onde exatamente estão esses ajustes. Se tiver a possibilidade de cadastrar alertas para quando sua gestão está próxima ao limite, melhor ainda!

Integração sem falhas

Se você tem uma boa solução para gestão de projetos a partir de qualquer localidade, mas não consegue integrar essas informação ao seu backoffice, já pode parar porque não vai funcionar!

Utilizar soluções paralelas que não permitem integração é colocar toda confiabilidade dos seus dados e informações em risco. E, consequentemente, o sucesso dos projetos.

Está claro que, mais do que nunca, atuar com soluções focadas na gestão e com rápida capacidade de apoiar a tomada de decisões baseada em dados vai proporcionar melhor experiência para sua empresa e clientes durante a crise. 

Mas sem integração, nada disso acontece. Então leve este ponto como de alta prioridade durante seu processo de busca por uma plataforma eficiente.

Entendi! Mas existe uma solução para tudo isso?

A resposta é: sim, existe!

Com tecnologias como o MARIProject você apoia os times que atuam remotos ou no formato de projetos em home office e pode economizar tempo, reduzir custos e gerenciar projetos com mais precisão e cuidado, acompanhando de perto cada detalhe e possível impacto na gestão global da sua empresa.

Desenhado para funcionar de forma simples e intuitiva, o MARIProject ainda se integra com a solução de gerenciamento empresarial SAP Business One de modo totalmente transparente, transformando o seu software de gestão em uma solução realmente completa para pequenas e médias empresas, que estão em constante desenvolvimento..Conheça mais sobre a solução a seguir e entre em contato com nossa equipe para saber como podemos te apoiar durante a crise: