Bloco K: está preparado?

A partir de 1º de janeiro de 2016, passará a ser válida a obrigação de enviar o livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K do SPED Fiscal.

Por se tratar de assunto que gera muitas dúvidas, elaboramos um roteiro com as principais questões:

O que é

O Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque, também chamado de Bloco K, foi incluído na EFD do ICMS /IPI, por meio do Ajuste SINIEF 18/2013, que também estabelece janeiro de 2015 como o início da obrigatoriedade da entrega dos dados.

De acordo com o Ajuste SINIEF S/N de 1970, "O livro Registro de Controle da Produção e do Estoque, modelo 3, destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção, bem como às quantidades referentes aos estoques de mercadorias". Ou seja, toda a movimentação deve estar registrada nesse livro.

O mesmo Ajuste estabelece que o Bloco K é obrigatório para os estabelecimentos industriais ou equiparados a tal. O Ajuste SINIEF 18/2013 amplia os grupos obrigados ao Bloco K ao incluir também "os contribuintes com atividade econômica industrial ou equiparada a industrial".

Prazo de Entrega

Obrigatório a partir de Fevereiro de 2016 (competência Janeiro 2016).

Produto: Addon EFD (Triple One - Sped Fiscal)

Já está preparado e testes já podem ser realizados.

Premissa: o Addon valida a data de lançamento e por este motivo só permite registros a partir de 2016.

Mas afinal, quais os registros que compõem o Bloco K

Bloco K subdivide em diversos registros:

K001 - Abertura (cabeçalho)

K100 - Período de Apuração

K200 - Estoque Mercadoria

K230 - Itens Produzidos (internamente)

K235 - Insumos Consumidos (internamente)

K250 - Itens Produzidos em Terceiros (considera informação indicada no depósito)

K255 - Itens Consumidos de Terceiro (considera informação indicada no depósito)

K990 - Encerramento (rodapé)

Premissa: utilização do Registro 0210 (Consumo Específico Padronizado): Relaciona o Item a ser produzidos e seus insumos com suas respectivas quantidades e Perdas (este último é um campo de usuário na linha da estrutura).

Considerações Gerais

O Triple One considera a utilização da Ordem de Produção padrão do SAP Business One. Para os cenários em que o cliente não utiliza a OP padrão (no caso de Addons), o Triple One poderá considerar a utilização dos documentos de "Entrada/Saída de Mercadoria" com os seguintes campos: nº OP, Data Início, Data Fim, Data Abertura Ordem Produção, Data Fechamento Ordem Produção, relevante p/ bloco K: S/N (utilizado quando não há OP vinculada).

Manual do usuário

A Skill, parceiro desenvolvedor de soluções fiscais para o SAP Business One, está elaborando o manual e em breve disponibilizará aos nossos clientes. Estamos acompanhando!

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista