Em um cenário em constante evolução, as indústrias enfrentam diversos desafios para tornar suas operações mais eficientes e a automação de processos tem um papel fundamental nisso. Especialmente frente às inúmeras variáveis que afetam o setor, como transformações do mercado, variações na cadeia de suprimentos e demandas cada vez mais exigentes de clientes.
A automação de processos é um caminho inevitável para quem precisa acelerar a eficiência operacional e aumentar a precisão na execução de tarefas. Isso permite que as empresas tenham desde fluxos de trabalho mais simples, mesmo em cenários complexos.
Benefícios da automação de processos industriais
A automação de processos industriais é uma transformação que faz parte do que ficou conhecido como 4ª Revolução Industrial, que marca a utilização de processos robóticos e avanços tecnológicos. Mas isso não representa apenas uma vantagem competitiva, é uma necessidade crescente da indústria. Empresas que não adotarem a automação de processos em sua operação industrial correm o risco de perder mercado, enquanto as que embarcaram nessa jornada conquistam alguns benefícios importantes:
Produtividade
À medida que os processos são automatizados, eles se tornam mais ágeis e precisos, melhorando a produtividade.
Segurança
A automação de processos, como não exige a necessidade de um operador humano, torna as tarefas mais seguras, inclusive para os equipamentos, já que todos os comandos são enviados por meio de um software. Além disso, a adoção da análise de dados permite monitorar a utilização do equipamento e realizar uma estratégia de manutenção preditiva.
Qualidade
A automação de processos reduz erros e permite que os recursos sejam alocados de forma mais inteligente e eficiente, garantindo entregas com maior qualidade.
Integridade do processo
Sistemas de automação de processos garantem tarefas mais íntegras e realizadas de acordo com padrões pré-definidos, evitando alterações, fraudes e tornando o resultado padronizado.
Redução de custos
O resultado da automação de processos é uma redução significativa dos custos, tornando o ROI mais rápido e o negócio mais rentável.
Como implementar a automação de processos na operação industrial
O investimento em tecnologias inovadoras que permitam a automação de processos é apenas um passo. Essa transformação também exige uma mudança cultural para que todos na empresa entendam os benefícios que virão pela frente. Por isso, alguns passos são fundamentais:
Implemente a automação de processos de forma gradual
Por exigir uma adaptação de todos na empresa, a implementação da automação de processos deve ser gradual e guiada por prioridades. Portanto, automatize processos que causem mais impacto na operação e envolva todos os funcionários durante a implementação.
Defina prioridade
Como citado acima, a implementação da automação de processos deve começar pelas prioridades da empresa. Então, mapeie as atividades e entenda como elas podem se beneficiar da automação.
Defina metas
O que a empresa espera da automação de processos? Essa questão precisa estar bem definida antes de iniciar a implementação da tecnologia. Mesmo que a adoção da automação seja realizada de forma gradual, é essencial saber quais as metas que devem ser atingidas e mensurar os resultados para saber se esses objetivos estão sendo alcançados ou não.
Mapeie as demandas existentes
A digitalização e a automação de processos andam lado a lado. Isso significa que é possível simplificar a implementação. Para isso, mapeie as demandas e os recursos já existentes na empresa. Isso facilita identificar as soluções tecnológicas necessárias para a automação. A partir disso, é possível buscar os recursos, sejam tecnológicos ou profissionais, que a empresa ainda não tem.
Elabore um modelo de automação
Após realizar as etapas anteriores, chegou o momento de criar um modelo de automação de processos que considere a infraestrutura da empresa, orçamento disponível e os objetivos definidos. Assim é possível ter uma visão das atividades e demonstrar como o trabalho será feito.
Gerencie a documentação
Todas as etapas precisam ser documentadas e os processos formalizados para evitar “achismos”. Essa documentação ajuda os funcionários a entenderem os processos e recursos disponíveis e saber exatamente o que fazer quando modificações ou atualizações forem necessárias.
Envolva as equipes
A adoção da automação de processos não surtirá efeito se as equipes não forem envolvidas desde o início. Todos os funcionários que serão impactados precisam compreender a nova estrutura e fluxos de trabalho para conhecerem os benefícios que a tecnologia irá proporcionar.
Calcule os custos envolvidos
Calcular os custos relacionados à automação de processos em uma operação industrial é crítico para entender se a transformação é válida e qual o tempo necessário para recuperar o investimento. Isso se dá pelo impacto que a adoção da tecnologia pode ter na infraestrutura da empresa e até mesmo nos preços cobrados pelos produtos.
Adote a solução ideal
Por fim, chegou o momento de adotar a solução que melhor atende às necessidades da empresa e que conte com os recursos para tornar a transformação mais prática, eficiente e que permita chegar mais rapidamente aos resultados esperados.
A escolha da solução ideal tem impacto direto na eficiência, na produtividade e na experiência e satisfação do cliente. Afinal, à medida que as empresas adotam a automação de processos, elas assumem a missão de buscar um crescimento sustentável e rentável dos negócios.
E a Okser pode ajudar a guiar sua organização nessa jornada e contribuir para que a automação de processos na operação industrial seja realizada da forma correta e com o apoio de profissionais especializados. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.