Em tempos em que render mais nunca foi tão imperativo e primordial, as pequenas e médias empresas precisam se reinventar rapidamente para garantir uma gestão simples, dinâmica e capaz de sobreviver aos desafios. Saiba como chegar lá!

Sempre que uma crise econômica surge no mercado, o impacto sobre as empresas de qualquer porte é o mesmo. Os desafios não medem o tamanho da organização ou sua capacidade de resistir a eles e os efeitos podem ser impiedosos para quem não está preparado.

Neste contexto, é natural que as empresas de maior porte tenham mais recursos para lidar com o caos e as dificuldades que este cenário traz consigo. Já as pequenas e médias organizações, por outro lado, sentem com mais rapidez os impactos da crise e são as primeiras a sofrer consequências mais duras.

Mas nem sempre precisa ser assim. Um dos segredos para orquestrar o caos está na capacidade de lidar com a imprevisibilidade, prever riscos e atuar com agilidade para minimizar os impactos de uma possível crise. E se existe um recurso que pode apoiar essa estratégia, ele tem nome: tecnologia.

Os avanços e a evolução tecnológica que os sistemas de gestão corporativa conquistaram na última década têm revolucionado o mercado e a forma como muitas empresas conduzem o andamento dos negócios. E essa aceleração significa para os pequenos e médios empreendedores o aumento no potencial de encarar os desafios do mercado com a mesma estrutura de uma empresa de grande porte.

Isso é possível com o apoio de soluções que são desenhadas para atender o perfil desses negócios, mas ao mesmo tempo podem crescer ao seu lado de acordo com o avanço da estrutura organizacional e econômica. E tudo isso levando em consideração um ponto primordial para o mercado contemporâneo: a importância dos dados.

O futuro da gestão está na análise de dados e informações estratégicas

Numa era em que não há margens para erro, as empresas precisam, sobretudo, de agilidade para atender as demandas do mercado e superar os concorrentes. E é justamente neste foco que as novas tecnologias de gestão estão trazendo grandes vantagens para as pequenas e médias organizações: os recursos de análises de dados.

Além de todas as evoluções técnicas que os sistemas de gestão agregaram aos softwares nos últimos anos, o principal trunfo está na capacidade que a ferramenta oferece em trazer as informações certas com agilidade para a tomada de decisões e análise estratégica. E é nesse critério que o empreendedor precisa estar atento ao escolher a melhor solução para o seu negócio.

Enquanto algumas plataformas já cumprem requisitos básicos como a atuação em cloud computing e a gestão integrada, nem todas as soluções oferecem recursos avançados para que a empresa possa avançar na transformação digital dos negócios em tempo real. Entre os diferenciais que uma plataforma precisa oferecer, podemos destacar os seguintes atributos:

  • Gerar relatórios para tomada de decisão em tempo real sem necessidade de atuação da TI;
  • Transformar insights precisos e acionáveis em oportunidades e lucro com base em dados;
  • Reunir informações com base em resultados instantaneamente em cada fase da operação;
  • Reagir às condições de mercado com maior agilidade, controle e confiança.

É justamente nestes detalhes que está o potencial de gerar nas empresas em desenvolvimento a mesma capacidade de reação a crises que uma grande corporação do mercado. Aliás, dependendo do caso e do perfil de inovação da empresa, é possível que uma organização de pequeno porte possa reagir até melhor e mais rapidamente que uma grande empresa, visto que tem um número de processos e recursos muito menor e mais flexível para administrar do que as gigantes do mercado, o que lhe confere uma vantagem competitiva promissora.

A melhor solução para apoiar o crescimento estratégico

Agora você já sabe que dados atualizados e em tempo real são critérios básicos para que uma solução crie o potencial de inovação e agilidade que uma empresa precisa para crescer e superar desafios. A boa notícia é que essa solução existe e está ao seu alcance de forma mais simples do que você imagina.

O SAP Business One baseado na plataforma SAP HANA possibilita a emissão de relatórios com uma rapidez inigualável graças à tecnologia de computação in memory. Ou seja, com processamento em tempo real, a capacidade de resposta da sua empresa a qualquer reação o mercado é imediata.

Além disso, a ferramenta ainda disponibiliza um módulo de gestão de projetos que ajuda a monitorar o progresso e as etapas das tarefas, incluindo todas as transações, documentos e recursos associados. Isso permite à sua equipe prever demandas e realizar um planejamento ativo muito mais assertivo e estratégico, minimizando perdas, riscos e até mesmo custos de materiais e recursos.

E com apoio da análise preditiva e dashboards com visões estratégicas, a empresa pode transformar informações em vantagem competitiva, contribuindo para aumentar o lucro, prever tendências e construir novos patamares de crescimento.

Se o que sua empresa busca é alta performance, capacidade de atuar com agilidade e inteligência de dados, entre em contato com a nossa equipe e saiba como o SAP Business One on HANA pode elevar sua atuação para um novo patamar de gestão.

Fale com um de nossos especialistas.