homem confuso olhando para o computador

Na economia globalizada onde a informação circula em tempo real, as empresas precisam cada vez mais se preparar para respostas rápidas ao mercado, a fim de garantir seu posicionamento e diferencial competitivo.

Por Antonio Machado

Para as PMEs, onde as margens são apertadas e muitas vezes os gestores precisam decidir entre investimentos em equipamentos, pessoal, infraestrutura ou insumos, uma análise precisa sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento) ou a capacidade de financiamento a partir da avaliação do Fluxo de Caixa, define com maior segurança onde aportar os recursos valiosos e tão escassos em tempos de crise. Informações analíticas contribuem para a decisão mais assertiva.

Neste contexto, para que a transmissão das informações seja eficaz, é necessário estabelecer processos de negócios eficientes e sustentá-los por um sistema que garanta a integridade dos dados durante o processamento. Dados sem o tratamento adequado não se tornam informações úteis, e sim, um verdadeiro pesadelo ao usuário que necessita de respostas rápidas e confiáveis.

Ter a capacidade de negociação com um cliente estratégico que necessite de um prazo mais elástico, a fim de garantir o atendimento à sua solicitação sem comprometer seu fluxo financeiro, ou administrar os níveis de estoque com vistas a maximizar os investimentos em infraestrutura e proporcionar um incremento na produção, são respostas importantes a partir de um processo seguro de fluxo de informações. E a empresa que investe para garantir este processo ganha vantagem competitiva.

——————-

Antonio Machado é Gerente de Produto do Grupo OKSER e integra a equipe do Conselho Técnico do SAP Business One, na SAP Brasil.