No universo da tecnologia é normal ter dúvidas em relação a softwares e aplicativos empresariais, porém, é preciso cuidado para não acreditar em ideias falsas.

A SAP é uma consolidada marca global, conhecida pelas suas soluções para gestão empresarial. Apesar de ser uma marca consolidada e reconhecida em todo mundo, muitas empresas perdem a oportunidade de otimizar sua gestão por conta de alguns paradigmas que ainda existem no mercado. 

Para responder essas questões, elencamos dez mitos mais comuns sobre o SAP Business One. Continue lendo para desmistificar esses paradigmas. Boa leitura!

1. SAP é somente para grandes empresas

Acreditar que as soluções da SAP são exclusivas para grandes empresas pode ser um dos mitos que estão barrando o desenvolvimento do seu negócio nesse momento.

O SAP Business One foi projetado justamente para ser acessível e simplificar os processos de pequenas e médias empresas, atendendo negócios dos mais diversos portes e segmentos. 

2. Leva muito tempo para implementar

Sabemos que o processo de implementação – até mesmo a troca de um sistema – é algo que pode ser estressante e se você acredita nesse mito é porque talvez já tenha passado por experiências ruins com outros projetos.

Mas vamos pensar juntos: são mais de 60 mil clientes SAP Business One em todo o mundo. As  implementações são feitas em 28 idiomas e em mais de 150 países. Nada disso seria possível sem uma implementação simples e rápida.

O tempo de implementação também depende de fatores específicos de cada projeto. Para garantir que todos sejam entregues com qualidade, a SAP desenvolveu uma metodologia que envolve uma série de passos, que são seguidos para garantir que a implementação do SAP Business One entregue o escopo no prazo e custo pré-definidos. 

3. É muito caro

Muitos acreditam que por ser uma solução desenvolvida por uma empresa mundialmente reconhecida, o seu custo deve ser elevado e inacessível, e é justamente o contrário – a solução foi desenvolvida para o mercados das PMEs, filiais, subsidiárias e startups.

Por ser uma solução que se adapta às necessidades de cada empreendimento, ele torna-se muito mais acessível que outros softwares. Além disso, o SAP Business One é um investimento que traz retorno financeiro a curto e longo prazo, tornando-se uma opção vantajosa.

4.  É muito difícil de usar

Essa é mais uma ideia propagada muitas vezes por quem nunca usou o sistema ou tem uma visão antiga sobre ERPs. O SAP Business One é um sistema que organiza a administração do negócio, centralizando e organizando as informações – sua missão é simplificar, não complicar.

Além de ser altamente personalizável, ele possui recursos de usabilidade, rastreabilidade e interatividade, como: 

  • Drill-down: explora as informações detalhadamente, até o último nível, permitindo rastreabilidade total de todas as informações no sistema;
  • Drag & Relate: permite criar parametrizações e cruzamento de dados; 
  • Mapa de relações: permite analisar visualmente a relação entre documentos e informações, suas origens e destinos; 
  • Busca inteligente e pesquisa avançada: através do banco de dados HANA é possível realizar em todo o sistema, sem precisar seguir todo o caminho dos menus para chegar aos dados que você procura. 

5. Ele não tem o que preciso para minha rotina

O que é necessário no dia a dia da sua empresa?

O SAP Business One cobre mais de mil processos de negócio, nos mais diversos ramos de atividade empresarial e verticais. Independente do seu segmento, o sistema é ajustável às necessidades de cada cliente.

Sua versatilidade é vista nas mais de 500 soluções verticais disponíveis no mundo todo. Dos processos mais simples aos mais complexos, o programa entrega tudo o que é preciso para uma gestão eficaz.

6. O sistema é Inflexível

Cada negócio é diferente, justamente por isso o SAP Business One é projetado para ser flexível. Seja implantado on premise ou na nuvem, é possível acessar o sistema a qualquer hora, em qualquer lugar através de qualquer dispositivo móvel.

Por ser executado tanto em SAP HANA® como em plataformas de servidor Microsoft SQL, você pode escolher a que melhor se adapta ao seu negócio. 

7. Isso pode esperar até minha empresa crescer mais

Deixar essa decisão para o futuro e seguir usando planilhas e vários programas pode ser justamente o que está atrasando o crescimento da sua empresa.

Otimizar o gerenciamento de compras, administrar de maneira estratégica a gestão de relacionamento com seus clientes, ter um controle de estoque eficaz e uma gestão contábil completa e segura é realmente algo que você não quer para o seu negócio agora?

8. Os meus dados não ficarão seguros

Além de ser um mito, esse também é um medo muito comum entre os gestores. É inegável a importância da segurança de dados, não apenas para adequações legais, como é o caso da LGPD, mas também por haver informações estratégicas que não podem ser vazadas. Para isso, o SAP Business One mantém os dados protegidos dentro da plataforma, impedindo que aplicativos, programas ou vírus possam extrair as informações. 

9. Irei perder as informações do meu sistema atual

Essa é uma ideia equivocada que talvez esteja te prendendo a um sistema que não atende a todas as necessidades do seu negócio. O SAP Business One é um sistema com uma estrutura que permite a contínua expansão de funcionalidades, integrando facilmente dados e informações.

10. Arquitetura do produto é muito rígida

Não importa o ambiente, on premise, cloud ou mobile,  o SAP Business One entrega suas soluções operacionais com a mesma facilidade. Um exemplo disso são as diversas funções disponíveis na versão mobile, como: acompanhamento em tempo real de vendas, aprovações de alçadas de compras, orçamento, análises e dashboards gerenciais.
Portanto, se você quer otimizar sua operação com uma ferramenta estratégica e tornar sua empresa competitiva no mercado, fale com nossos especialistas sobre o SAP Business One, ele pode ser exatamente o que faltava para o seu negócio crescer. Solicite uma demonstração agora mesmo.