Hoje em dia, muitas empresas já adotaram o uso de ERPs, (Enterprise Resource Planning), softwares de gestão empresarial que conectam todas as áreas e processos de uma corporação. São indústrias, distribuidoras, transportadoras e até concessionárias que já entenderam: a implementação de um ERP é fundamental, pois com ele é possível vislumbrar e até mesmo mensurar o crescimento de seus negócios.

Uma pesquisa realizada pelo PortalERP, em 2017, revela: 77% das empresas que adotaram sistemas ERP ficaram satisfeitas com os resultados, onde apenas 4% manifestaram-se insatisfeitas com algo.

A pesquisa ainda mostrou que 44% das empresas pretendiam realizar atualizações em seus softwares para melhorar sua gestão atual.

E você, já sabe o quanto um sistema ERP pode fazer pelo seu negócio? Veja abaixo alguns dos principais benefícios:

  • Integrar diferentes setores

Se sua empresa não possui um bom sistema ERP, devem haver problemas para relacionar planilhas, agendas e apps. Instalando o software, as áreas estarão finalmente integradas para consultar qualquer informação em
tempo real.

  • Menos perdas de recursos

Para as empresas, em maioria as pequenas, a gestão tributária é um grande desafio. Muitas vezes, o processo apresenta erros que levam a encargos e taxas que poderiam ser evitados. Por isso, ERPs gerenciam todas as questões tributárias, fiscais e de pagamentos totais, reduzindo estes possíveis prejuízos.

  • Organização padronizada

Se você busca padronização para todas as funções do seu negócio, um sistema ERP dará conta do recado. Será possível padronizar documentos, processos internos e canais, tudo de forma inteligente. Assim, os dados que são necessários analisar diariamente estarão muito mais conectados. Eficiência para avançar no mercado: organização interna.

  • Expansão de canais

Outro desafio muito comum, mas importantíssimo com a qual toda empresa
lida: a gestão do estoque. Imagine notificar um cliente que não irá entregar determinada compra a tempo. Ou que terá de cancelar transações financeiras. Estas situações fazem que sua empresa perca credibilidade.

Sistemas ERP facilitam isso. Conforme as compras, imediatamente o setor de estoque será acionado, atualizando números de saídas e abastecimento para facilitar a comunicação com fornecedores.

  • Melhorias no relacionamento entre a equipe

Investir em um ERP é investir em relacionamento. As empresas que não possuem um bom software de gestão, geralmente, possuem deficiências na gestão de pessoas.

Organize funções do dia a dia com muito mais facilidade, evitando que as pessoas desempenhem atividades inúteis! Dessa forma, melhores resultados acompanham também uma melhor satisfação de colaboradores.

  • Melhor tomada de decisões

Existem momentos em que cortes de investimentos são necessários, assim como aumentá-los. Por isso, uma tomada de decisão assertiva é fundamental para gerir qualquer negócio, desde as microempresas às multinacionais. Com um bom ERP, é possível obter indicadores e gráficos de desempenho de cada setor, que se tornam base para você escolher que rumos seu negócio deve tomar.

  • Maior lucratividade

É possível obter uma margem de lucro maior após a implementação
de um sistema ERP. Como? Relacionamento entre equipes internas, melhorias no atendimento aos clientes e corte de custos na produção mais direcionados são alguns dos fatores estratégicos que uma organização pode tomar visando uma melhor performance no mercado. E um ERP facilita tudo isso.

  • Identifique e previna falhas

Toda tarefa que é realizada manualmente está mais passível de erros. ERPs otimizam o dia a dia das organizações, minimizando os erros e detectando falhas internas no funcionamento. Com eles, os avanços neste sentido são muito notórios rapidamente.

A Okser é uma consultoria parceira da SAP, líder mundial entre as desenvolvedoras de softwares empresariais, trabalhando principalmente com o SAP Business One.

Nosso ERP, o SAP Business One, permite que você consulte balanços contábeis, números do estoque e até mesmo dados da administração de qualquer negócio. E se hoje o mercado pede qualidade na comunicação, integração e agilidade, com a Okser você encontra!