A prosperidade de uma empresa está diretamente ligada à satisfação de seus clientes. Ainda assim, muitas não se preparam ou não dão a devida atenção a este aspecto.

Na prestação de serviços além de ser fundamental o foco no negócio do cliente, manter equipes de vendas e atendimento capacitadas, diversificar os canais de comunicação, atualizar e monitorar constantemente os dados e obter acesso rapidamente às informações, são essenciais para um atendimento de qualidade e eficaz.

Como a tecnologia aproxima e proporciona eficiência ao atendimento?

  • O treinamento e atualização de funcionários ganha rapidez com a adoção de recursos de conferências e aprendizado à distância. Manter uma equipe treinada e capacitada se tornou um processo mais acessível e dinâmico. É fundamental ter uma equipe preparada e orientada ao atendimento de clientes;
  • Com a expansão das redes on line de informação e amplo acesso à internet, os portais de suporte e até mesmo as redes sociais se tornaram canais de relacionamento bastante utilizados. Eles favorecem a aproximação cliente-empresa. Investir nestes recursos deixou de ser opcional. Estar presente em diversos canais facilita e promove a comunicação;
  • Monitore e mantenha o histórico das interações com os seus clientes e potenciais clientes. Um bom ERP com CRM e ferramenta de Atendimento ao Cliente integrados, proporcionam informação certa no momento certo. Consequentemente garantem um melhor atendimento com respostas rápidas. A agilidade na informação favorece inclusive ações de áreas como planejamento de vendas e gestão financeira, orientando um melhor atendimento ao cliente de forma unificada e, em alguns casos, a antecipação e correção de situações críticas.

No mercado globalizado e altamente competitivo é um grande desafio a fidelização, portanto empresas que priorizam em sua estratégia ações para satisfazer e reter clientes, garantem um diferencial competitivo e largam na frente. De acordo com o site Endeavor, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.

Conhecer o cliente, estar presente e responder com agilidade são fatores essenciais para a satisfação e consequentemente a fidelização. Um cliente satisfeito e fiel é um porta-voz de sua empresa.

Eliana Araujo – Gestora de Marketing – Grupo OKSER

O Grupo OKSER recebeu da SAP o Prêmio Excellence Customer in Loyalty LATAM durante o SAP Business One Summit 2016.

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